segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Definição ideológica - 1

O lugar em que nasci foi meu útero social.
O mundo começou lentamente a expandir-se. Lembro-me de uma redação que tive de fazer no terceiro ano primário, aos nove anos. Era esperado que falasse de minha cidade, de meu mundo. E falei de uma Santos que se resumia às ruas de minha infância. A rua Osvaldo Cruz, onde morava e onde ficava a escola em que estudava. A Campos Melo,quase uma continuação da outra, ao menos na minha vida. As principais avenidas, a Conselheiro Nébias e a Ana Costa. A orla da praia, claro.
Depois surgiu São Paulo, com seus desníveis, suas ruas umas sobre as outras, maravilha para mim, que vinha de terra plana, à beira-mar.
Em São Paulo minha visão ampliou-se. Lá fiz meu curso de engenharia. Ali desisti da engenharia e comecei meu curso de filosofia.
Em São Paulo livrei-me do cristianismo mas caí na armadilha do marxismo.
Resolvi lutar pelo socialismo. Atenção! Vivia-se uma ditadura, mas não lutávamos por democracia. Nosso objetivo final era a ditadura do proletariado.
Claro, fui preso.
Na prisão conheci melhor a esquerda brasileira. Lá fora, na clandestinidade, era difícil conhecê-la em detalhe. No presídio isso se tornou possível.
A desilusão, se é que ainda restara alguma ilusão quando fui preso, foi total.

Descobri então, às custas de dois anos de minha juventude, que a Esquerda é algo tão podre quanto a Direita.
Para mim, o Poder é podre. E a luta por ele - e é disso que se trata - não poderia ser limpa.

Quem gosta de Poder mete-se nisso. Quem gosta de viver, volta-se a outros cenários.

É evidente que, assim, deixa-se o Poder aos cuidados de outros. E outros que vão determinar aspectos importantes de nossa vida. É o preço que se deve pagar para ser livre. O contrário disso, seria envolver-se na luta pelo Poder e perder a Vida.

(continua, talvez)

2 comentários:

Alcilea disse...

Espero a continuação..., mas você se esqueceu da rua mais importante de Santos: a Marecham Pego Júnior! De tão importante, quase foi pelos ares no estouro do Gasômetro, anos depois de sua saída de Santos.

Alberto disse...

Mas a casa em que nasci continuou intacta.
Nosso primo Wanderley também reclamou da ausência de certas reminiscências. Acontece que esse texto não é de memórias. É apenas de caracterização de valores.