quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Há 200 anos...

...nascia Giuseppe Verdi.



Que esse registo valha por homenagem ao ramo materno de minha família.
As origens italianas ficaram um bocadinho esquecidas pelos descendentes dos Comenale, entre os quais me incluo.
Ocorre que meu avô, Vicente Martins Franco, era - na verdade, um Comenale. Sua mãe, minha bisavó Philomena, foi da Itália ao Brasil com o marido, naquele navio que ficou famoso por transportar também os Matarazzo (1.881).
Pouco depois de chegados ao Brasil, nasce meu avô.
Logo em seguida, morre o meu bisavô. Minha bisavó se casa, então, com o português Manoel Martins Franco.
Este adota os filhos dela e lhes dá o sobrenome Martins Franco.
Segundo me informa minha irmã, um de meus tios avós obteve, mais tarde, o direito de voltar a usar o sobrenome Comenale. Meu avô, contudo, não se interessou por isso. Permaneceu Martins Franco.
Na infância, eu soube vagamente que algumas Comenale que moravam em São Paulo tentaram contacto com minha mãe. Mas nada disso foi adiante.

Mas queiram ou não, nossos antepassados são italianos.

2 comentários:

Muriel disse...

Boa Noite, Alberto.

Li seu relato sobre a família Comenale, e no caso, também sou descendente. Fiz algumas pesquisas, e vi que é um sobrenome bem raro. Descendo de um italiano que veio para o Brasil, de nome Luigi. Estou fazendo uma busca mais detalhada, e coletando toda informação sobre os "Comenale".
Tenho a informação de um dos filhos do Luigi, que perdeu contato com os irmãos, será que por ventura, não temos a mesma origem?
Abraço,

Alberto disse...

Olá Muriel vamos conversar por e-mail. O meu é santos.passos@uol.com.br