terça-feira, 23 de novembro de 2004

Isso são outros quinhentos


Quem sabe o mundo blogueiro me resolve esse problema. Tive, hoje, a idéia de perguntar aqui.
É o seguinte: há muitos anos, usava-se, pelo menos no Brasil, a expressão "isso são outros quinhentos". Tinha o sentido de "isso é outra história".
Em algum momento de minha vida minha mãe contou-me a origem dessa expressão. Tratava-se de uma pequena cidade do interior. Havia a figura do prefeito, do padre, do delegado. Surgia na cidade um espertalhão vindo da cidade grande, viajado. Armava um rolo e, no final, alguém emprestava quinhentos mil réis ao maroto. O espertalhão, além de escapar de devolver os quinhentos mil réis, conseguia a cumplicidade do padre. Sabe-se lá porque, o padre, em uma conversa entre todos os personagens, defendia o forasteiro, afirmando que ele, padre, é que ficara a dever os quinhentos mil réis. De pronto, o sacana aproveita e tasca a expressão: "Esses são outros quinhentos". E ganha mil.
Quando, já nos anos últimos de minha mãe, pedi a ela que me repetisse a história, já ela também não a recordava.
Fiquei na curiosidade.
Alguém aí sabe recontar essa história?

1 comentário:

marcelo rocha disse...

um cidadão chega na cidade e começa a pagar bebidas para todos, num determinado momento pergunta com quem pode deixar guardado 500 reis, todos recomendam o padre e assim é feito, ele vai ate a paroquia acompanhado pelos bebuns e deixa o dineiro com o padre. vai para sua pousada e na madrugada volta sozinho e pega seu dinheiro com o padre,
no outro dia durante a missa ele cobra o padre perante todos o padre nega o fato mais os bbuns confirma a estoria. um fazendeiro com pena do padre diz q ele esta enganado, o dinheiro ficou com ele fazendeiro, não com o padre, ai o safado diz:
esse ai são outros quinhentos, depois vc me paga, agora eu quero o do padre