quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O devorador de livros

Parece que a expressão devorar livros já teve seus momentos de literalidade.

O profeta Ezequiel que - tudo indica - era louquinho de pedra, protagonizou um desses instantes.
Aliás, o facto de ele precisar de um bom tratamento psiquiátrico não invalida a veracidade de suas palavras, por constarem do livro totalmente inspirado por Deus, a Bíblia.
O relato dele:

Mas tu, ó filho do homem, ouve o que eu te falo, não sejas rebelde como a casa rebelde; abre a tua boca, e come o que eu te dou.
Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro.
E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais.
Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel.
Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo.
E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.

(Ezequiel 2:8-10 e 3:1-3)

Advertência: vá com calma. Talvez nem todo livro tenha esse sabor.

2 comentários:

saltapocinhas disse...

comer não, mas cheirá-los, isso sim! Adoro!

maray disse...

está mais parecendo a obra de um tradutor desvairado...que sempre os houve e haverá, desde a época ac até nossos dias dc...