segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Dízimo do desejo

Fui criado em igreja na qual o hábito de dar o dízimo era estimulado nos fieis. Mas dízimo, no caso, era a décima parte dos rendimentos mensais do crente.

Agora há pouco, liguei a TV e descobri que a ZON colocou novos canais à minha disposição, entre eles o canal da Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago. Aliás, agora se trata da World Church of God's Power, ok? Notem que não coloquei aspas no apóstolo. Os fieis de denominações mais tradicionais, particularmente os católicos, costumam protestar contra os títulos que se atribuem os Edires Macedos, Valdemiros Santiagos, R. R. Soares, casais tipo Sonia e Estevam Hernandes  etc etc. Ora, ora: o tal Saulo, que transformou-se em Paulo, resolveu - por conta própria - tornar-se apóstolo e a coisa pegou. E olha que ele nem conheceu Jesus pessoalmente, a não ser em suas alucinações. Depois de apóstolo virou santo e, mais recentemente, nome de metrópole... Por que cargas d'água o carismático Valdemiro Santiago não pode dizer-se apóstolo? Ao menos não é feio como era Paulo, que era baixinho, de pernas arqueadas etc e tal. Mas volto ao dízimo.

O pastor (bispo?) que falava a um público de mais de 6.000 fieis quando sintonizei o canal, explicava como deveria ser preenchido o envelope no qual deveria ser depositado o dízimo. Era preciso preencher nome completo etc e tal. Mas o mais importante: o dízimo deveria ser 10% do rendimento mensal que o fiel gostaria de receber. E dava exemplo:
- Digamos que você queira receber R$ 5.000,00 no mês. Deve, então, dar R$ 500,00 de dízimo.

Trata-se de mais um avanço na exploração do desejo.

1 comentário:

Alcilea disse...

Isso porque esse apóstolo não conheceu o saudoso professor Mário Tourassi, que sempre achou que o salário da Faculdade em Rio Claro era muito alto para ele. E era mesmo porque ele doava grande parte do salário. O dízimo dele seria bem pequeno para essa igreja.