terça-feira, 27 de novembro de 2012

Graças a Deus?





O vídeo acima procura mostrar a pessoas que vivem no bem bom de países desenvolvidos como são ridículas suas queixas quando comparadas à situação de crianças de países como a Somália.

Até aí tudo bem, ainda que não me agradem tais aulas de Felicidade Comparada. Mas isso já é questão de gosto.

O que me irrita nisso tudo é que, ao final, o vídeo ensina que se deve dar graças a Deus por tudo de bom que se tem, haja vista que há os que nada têm do tudo que temos.




Então ficamos assim: Deus é aquele Todo Poderoso que resolveu nos dar um monte de regalias e deixar na mais absoluta merda outros seres humanos tão criados por Ele quanto nós.

Sei que as explicações já estão prontas há milénios, mas não resistem à lógica mais elementar. Os desígnios divinos são insondáveis etc etc.

Quero ver explicar isso a um somali faminto.

2 comentários:

maray disse...

lembro da minha mãe vir com esse papo de que eu tinha que comer tudo, uma vez que tinha criança com fome por aí. Eu era pequena mas não idiota e sempre me perguntei por que cargas dágua ela não dava aquela comida que eu não gostava pras crianças com fome por aí. Assim ficaríamos nós 3 felizes: eu, ela e a criança com fome...

Alberto disse...

Muito boa, essa, Maray! Vou ensinar para os netos!