quarta-feira, 6 de outubro de 2004

Cidão, eu aceito



(Antes de mais nada, o benefício da dúvida: se o candidato a vereador Alcides Fonseca, de Santos, não sabia o que faziam em seu nome, ele que me desculpe pelo que vou escrever em seguida. De qualquer forma, se não sabia, é preciso dizer que era de se esperar que tivesse mais controle sobre sua campanha, já que se oferecia para ser legislador de uma cidade.)
Vamos aos factos: recebi, no Orkut, antes das eleições, um spam, enviado por Everton São Pedro (e-mail: espc_ton@hotmail.com) com o seguinte teor:
Pessoal, em outubro temos eleições e precisamos fazer valer o nosso voto. Para vereador temos Alcides Fonseca, o Cidão, 45005. Vamos votar no Cidão e ter a certeza de uma boa política.
Antes, os candidatos emporcalhavam as ruas, praças, avenidas com cartazes, faixas e o scambau. Agora, claro, adotaram também o spam. O indivíduo quer ser legislador de uma cidade, propor e aprovar leis, fiscalizar o funcionamento do executivo, e pra conseguir seu voto pra chegar lá, começa por desrespeitar os mais elementares princípios do bom comportamento social, digamos assim.
Fiquei com raiva, confesso. Respondi ao tal “Everton” expressando toda minha revolta. Digamos que fui agressivo (adoro eufemismos). Terminava assim, minha resposta:
É o país dos espertos! Viva! E todos cada vez vivendo pior. Inclusive o Cidão, que não se vai eleger e vai ficar devendo até o rabo.Vai Brasil! Medalha de ouro em esperteza!
Pra minha surpresa, recebi réplica. Nela, o spammer Everton oscila entre a vontade de me mandar solenemente à merda e seu objetivo de cativar eleitores pro Cidão. Se ele soubesse que não voto em Santos, mas em São Paulo, teria detonado.
Final da história: o Cidão não chegou lá. Ironicamente, teve mais votos que o último dos dezessete eleitos. Mas como a eleição é proporcional, vai ter de ganhar a vida de outra maneira. Teve 1.442 votos. Dezesseis dos eleitos tiveram mais de 2.000 votos. O último, o Carabina (é, isso mesmo), teve 1.148. O Cidão é tucano. O Carabina é do PRP e disputou pela coligação PL/PRP. No PSDB, Cidão é apenas o quarto suplente. Vai ter que morrer muita gente pro Cidão emplacar. Pobre Cidão.
Pobres de nós. Além do Carabina, foram eleitos o Jama-Vereador-Sem-Salário (esse é o nome dele, fazer o quê), segundo mais votado e aquela filha do Pelé que ele só reconheceu judicialmente (Sandra Arantes, quinto candidato mais votado).

Sem comentários: