sábado, 28 de agosto de 2004

Era uma vez - IX
Problemas com a censura




Esse foi o primeiro número do jornal Opinião. Pra minha mãe conseguir colocar esse exemplar em minhas mãos, no xadrez 12 do pavilhão 2 do Presídio Tiradentes, ela teve que conseguir o carimbo da Auditoria Militar. Não foi fácil.
Teve mais. Um dia, o Toninho (companheiro de militância e de cela) e eu resolvemos jogar xadrez. Fizemos um tabuleiro, construímos as peças e começamos a jogar. Logo ficou evidente que jogar xadrez sem saber jogar direito não tem graça nenhuma. O Toninho até que sabia jogar razoavelmente. Eu só sabia o movimento das peças, que aprendera quando pequeno.
Solução: mais um bilhete pra mamãe. Mãe, arruma um livro de Iniciação ao Xadrez. Dias depois, lá estava o livro, com carimbo da Auditoria e tudo.
Aprendi que o jogo tinha três fases: a abertura, o meio-jogo e a finalização. Cada uma das etapas com suas técnicas próprias. E - é claro - se você não abre bem o jogo, bau-bau. Já era.
Solução? Manhê: arruma um livro de Aberturas de Xadrez.
Quem diz que os milicos queriam deixar entrar o livro no Presídio? Minha mãe teve que usar de toda conversa pra convencer os heróicos defensores da Pátria. E, com isso, melhorei muito no jogo. Mas Toninho sempre foi melhor.
O triste é que ambos continuamos sem conseguir abrir o xadrez.

Sem comentários: