sábado, 15 de novembro de 2014

Zambujo e um Manual de Estética


Em meu tempo de criança, minha irmã mais velha gostava de mexer constantemente nos móveis da casa. Era guarda-roupa pra cá, cama pra lá, cristaleira de um jeito, depois de outro. Tudo mudava segundo o humor dela.
Meu pai, que trabalhava em casa, vivia a implicar com as alterações que ela promovia.
E as discussões eram inevitáveis.
- Isso assim não fica bem!
- O senhor não entende nada disso!
- E você! Acaso já leu algum Manual de Estética?
E por aí avançava a discussão.

À noite, costumávamos ficar ao lado de minha irmã ao piano. Eu de um lado, minha irmã mais nova do outro. Meus pais sentavam-se no sofá da sala para ouvir. A garotada da vizinhança vinha às vezes aboletar-se no murinho do jardim de casa para ouvir. Cantávamos de tudo um pouco.
Uma das músicas de que eu gostava era Risque. E a cantava a plenos pulmões. Pulmões fortes, aos nove anos de idade.



Um dia, meu pai – sem mencionar nenhum Manual de Estética – disse-me:
- Ouvi no rádio um cantor italiano a cantar uma versão de Risque em voz baixa, suavemente. Lindo!
Era uma sugestão. Que eu jamais acatei.


Descobri agora, tardiamente, que meu pai sugeria que eu ouvisse António Zambujo, anacronicamente.

Sem comentários: