sábado, 5 de julho de 2014

COPA - Quartos de final e meias-finais

Ainda é possível uma final sul-americana.
Mas me parece mais provável uma final europeia.
Se a Holanda passar por Costa Rica, pode acontecer.
Isso contraria a tradição: nunca houve uma final puramente europeia em Copas realizadas nas Américas. Mas corresponde, em minha opinião, à qualidade atual das seleções desse Mundial.
O facto de a seleção brasileira ter perdido Neymar pode até ser benéfico para ela. Até então a "estratégia" da equipa brasileira era "joga a bola pro moleque". E é difícil uma seleção ser campeã apoiada apenas em um jogador, ainda mais ainda bastante imaturo. Sem Neymar, a seleção brasileira pode crescer em termos de conjunto.
Já a seleção argentina, caso não possa mais contar com Di Maria, me parece que sai a perder. Considero que - nessa seleção - Di Maria é mais importante que Messi. Mas não é o único. Não se espera dele que seja o salvador da pátria. Por paradoxal que seja, por isso mesmo pode ser uma perda muito significativa.
A Alemanha levou para esta Copa uma máquina quase impecável de jogar futebol. A Holanda não é tão perfeita mas pode ser mais brilhante.
Surpresa - mesmo - seria ver Costa Rica na final. Quanto às demais seleções ainda na disputa, tudo é perfeitamente plausível.

Sem comentários: