quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sobre corrupção - 3


A corrupção também nos dá suas lições. Por exemplo, ela ensina que branco e preto só tabuleiro de xadrez. De resto, há sempre zonas cinzentas. No caso, entre o legal e o ilegal. Ou, se preferir, entre o legal e o legal!

Veja o caso do auxílio moradia para os parlamentares brasileiros. Na atual avalanche de denúncias contra nossos valorosos representantes, surgiu a questão do uso do auxílio moradia (que deveria cobrir aluguel de imóvel para o parlamentar em Brasília) para pagamento de leasing de flat em hotel sofisticado.

Fui buscar no Google links sobre o assunto e encontrei vários: quase todos do início do século. A coisa é mais velha que andar pra frente.

Um deles termina citando o comentário de Gilberto Kassab, na época deputado federal, hoje prefeito de São Paulo:

"Fiz um negócio legal. Não tenho nada a esconder", afirma ele. O imóvel está registrado em nome da empresa RK Engenharia – que pertence ao próprio deputado Gilberto Kassab. Escondeu só um pouquinho.

Ora, o parlamentar recebe R$ 3.800,00 por mês para pagar aluguel de um imóvel. Em vez disso, usa o auxílio para pagar prestação do flat em que se hospeda e depois de algum tempo é dono do tal flat. Todo mundo saiu ganhando. Ou, ao menos, ninguém perdeu: o auxílio iria ser pago de qualquer forma; o parlamentar iria morar de graça mesmo; quando abandonasse o imóvel simplesmente devolveria as chaves e até logo. Ao fazer o leasing ganha o imóvel. Não é interessante?

Sem comentários: