terça-feira, 6 de julho de 2004

Todo mundo é incompetente,
por que não o Caetano?


No início dos anos 70, o livro "Todo mundo é incompetente inclusive você: As leis da incompetência" (Laurence J. Peter e Raymond Hull. Trad. Heitor Ferreira. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1971) divulgou o Princípio de Peter: as pessoas vão sendo promovidas nas empresas por se mostrarem competentes naquilo que fazem. Quando começam a demonstrar alguma incompetência no nível a que chegaram, param de ser promovidas e se estabilizam nesse patamar. Donde se conclui que a tendência é todo mundo ser incompetente.
Me lembrei desse 'princípio' ao ouvir o cd 'a foreign sound', de Caetano Veloso. Sempre achei Caetano um excelente intérprete (das suas próprias músicas e das de outros compositores). Quando ouvi, por exemplo, Caetano interpretar 'Carolina', de Chico Buarque (também nos anos 70), tive uma longa discussão com Fernando Mesquita, um de meus companheiros de xadrez 12, pavilhão 2, Presídio Tiradentes (afinal, a gente não tinha mesmo muito o que fazer, dentro daquela cela): ele dizia que se tratava de gozação do Caetano com o Chico; eu duvidava, por achar magnífica a interpretação. Até hoje não sei se o Mesquita tinha razão, mas - eventuais sarcasmos caetanísticos à parte - acho a interpretação excelente. Ainda agora.
De repente, Caetano me sai com esse cd monocórdico, não sei se pretensioso ou preguiçoso. Me parece que ele acaba de atingir seu nível de incompetência. Canções deslumbrantes, marcadas, através dos tempos, por interpretações maravilhosas, são tratadas todas no mesmo diapasão. Tudo irritantemente igual. Lá na faixa 15 (Detached) ele tenta variar e se arrebenta. Volta ao marasmo já na faixa 16 e não sai mais dele. O que ele diz: 'Por todo o mundo há pessoas que gostariam de achar um meio de agradecer à música popular americana por ter enriquecido e embelezado suas vidas. Muitos tentam. É o que faço aqui [neste cd].'
De minha parte, não me senti enriquecido pelas interpretações de Caetano. Ao contrário, fiquei mais de quarenta reais mais pobre. É o preço do cd.

Sem comentários: