quarta-feira, 28 de julho de 2004

Era uma vez - I
Faz 33 anos



Íamos entrar em casa. Voltávamos – minha mulher e eu – de uma viagem. Antes que eu pudesse abrir a porta, ela se abriu e uma dúzia de indivíduos à paisana, portando metralhadoras, saiu apressadamente e nos cercou.
Levantei os braços, pedi calma aos homens em círculo (percebi que um deles, talvez o mais novo, tremia muito). Fazia frio em São Paulo, eu usava um casaco pesado. Eles achavam que havia alguma arma oculta por minha roupa. Bobagem. Nunca dei um tiro em minha vida.
Meu pecado era o de ter opiniões. E expressá-las como podia.
Começava uma história nada agradável de recordar.
Talvez qualquer dia eu coloque aqui trechos dela.
Por enquanto, fico feliz ao perceber que continua frio em São Paulo mas os ares são democráticos. O totalitarismo derreteu-se.
Por enquanto.


Sem comentários: