quinta-feira, 10 de junho de 2004

Trampólatras


Há algumas discussões que são cronicamente desfocadas. Uma delas é a que versa sobre o tamanho das férias dos deputados e senadores, o número de dias que trabalham por semana, o salário deles e seus benefícios.
Vamos começar por estabelecer algumas verdades elementares, ainda que nem sempre percebidas por todos (sim, há verdades. É raro, mas há). Não há a mais remota possibilidade de um indivíduo chegar a deputado federal ou senador se ele não for um tremendo workaholic. Pra quem não sabe, essa palavra não tem equivalente na língua portuguesa. Um neologismo adequado para traduzi-la - mas quase impronunciável - seria trabalhólatra. Ou seja, estamos falando do cara que é trabalhador compulsivo. Como a linguagem popular registra trampo como sinônimo de trabalho, podemos traduzir workaholic por trampólatra.
Voltando à nossa primeira 'verdade'. Deputados e senadores são todos trampólatras. Pode crer. A quais finalidades é voltado o trabalho deles? Isso é outra coisa. Mas que eles trabalham alucinadamente, lá isso é fato. Portanto, não há nada mais ridículo do que ficar cobrando mais trabalho deles, menos férias, mais dias de trampo por semana etc etc etc. Tudo isso é raciocínio de eleitor que dá duro e sonha em poder ficar no mole, descansando. Políticos odeiam descansar. Pra eles não há feriado, dia santo, fim de semana. Adoram poder dar entrevista pra programa das seis da manhã em uma rádio e terminar o dia em alguma reunião que atravesse a meia-noite. Tudo isso rende voto e bons negócios.
Outra: salários, benefícios (passagens aéreas etc), são preocupação apenas de deputados e senadores que - sejamos eufemísticos - não resolvem seus problemas econômico-financeiros de outra forma. O eleitor deveria prestar atenção nos deputados/senadores que pedem aumento de salário. Isso quase sempre indica que eles vivem disso. Pense na possibilidade de votar nesses. Os que realmente estão esfolando o contribuinte não estão nem aí pra salário, coisas assim. Pra eles isso é varejo.
Chega de verdades por hoje. A verdade cansa. E hoje é feriado de Corpus Christi. Que diabo, eu não sou político.

Sem comentários: