sexta-feira, 11 de junho de 2004

Portugal X Grécia


Trata-se de jogo difícil, esse de amanhã. Pior: enganoso. Ninguém dá nada pela Grécia. Afinal, o país não tem tradição no futebol. Daí conclui-se que Portugal vai passear em campo e faturar os três pontos com facilidade. Não é bem assim. A Grécia classificou-se para esta fase final da Euro2004 superando a Espanha. Não é pouco. Além disso, Portugal vai começar a jogar com o peso da responsabilidade de ganhar a qualquer custo. Quem sabe, dado esse nervosismo natural do início da partida, a Grécia não se aproveite para fazer um gol lá pelos seis minutos iniciais da partida. Daí em diante, Portugal pode até evoluir, mas a Grécia terá a seu favor o desespero crescente da equipe de Escolari.
Por falar em Luiz Felipe, claro que ele não vai querer colocar, desde o início, a base do F.C.Porto. Vai que dá certo. O mérito se lhe escaparia das mãos. Mas, no segundo tempo, se o time estiver perdendo, não haverá outra opção. É colocar Deco ou morrer. Mas aí talvez seja tarde. Sem mexer no esquema de jogo, pode ser que Portugal sofra mais um gol. Por ironia - quem sabe? - talvez aos mesmos seis minutos de jogo, agora do segundo tempo.
Nem quero pensar em tal possibilidade. A tensão subiria a graus insustentáveis. Portugal se debateria inutilmente. Mesmo que ao final surgisse um gol - quem sabe de cabeça, em cruzamento da esquerda - nada disso impediria a derrota.
Impossível. Pesadelo tem hora. E não é agora.
(mas brincadeira pode ser a qualquer momento, mesmo depois da decepção de uma derrota como a de hoje, 12 de junho)

Sem comentários: