sábado, 26 de janeiro de 2013

Teoria das bactérias

Antes de mais, permitam-me que confesse a autoria das ideias que seguem, para que ninguém me acuse de plágio. A Teoria das Bactérias é uma sistematização das ideias da Léa, minha mulher.
É verdade que plagiar costuma resultar. Haja vista o elevado conceito a que tem direito Martin Luther King, adicto do plágio. Mas isso é outra história.
Acontece que aprendi muito, nos últimos anos, com minha companheira, a respeito das tais bactérias.
Sem dúvida, elas preferem a cama à casa de banho. Aqui em casa, onde o responsável por arrumar a cama sou eu, sempre que um lençol é um bocadinho maior do que o desejável e fica a roçar o chão, Léa corre a dobrar as beiras das cobertas para que as bactérias não subam lençóis acima, alpinistas eméritas que são.
Em compensação, ela abandona despreocupada sua escova de dentes à beira da pia. Lá, ao que tudo indica, as bactérias ou são inofensivas ou mesmo inexistentes.
Ainda quanto à cama: não se deve deixar parte do lençol por cima da colcha que resguarda o leito. As bactérias descem qual pára-quedistas aproveitando-se - provavelmente - das partículas de pó que desgraçadamente insistem em cair por toda parte.
Sentar na cama desfeita com a roupa com a qual se foi à rua, nem pensar!
Seria o paraíso das bactérias. Milhares de milhões desses incansáveis seres aproveitariam esse pequeno descuido para transformar o momento em um verdadeiro desembarque de aliados na Normandia.
A cama tornar-se-ia presa fácil de tal exército.
Isso para não falar da cozinha. O segundo lugar mais procurado pelas bactérias, depois da cama do casal.
É verdade que, em relação às bactérias da cozinha, a Léa é um bocadinho laxista.
Quem sabe por ser território onde tem algumas responsabilidades.
Já minha filha mais nova não. Essa, lava com detergente as frutas que vai comer.
Mas parece que, nesse caso, o motivo não são as bactérias. São os agro-tóxicos.
Mas, aí, a teoria já é outra.

1 comentário:

maray disse...

eu conheço bem essa teoria das bactérias em camas. Mas também conheço outra que diz que o que não mata, engorda. então, limpo minha casa das bactérias só um tantinho. Afinal elas, as bactérias, também precisam viver. Quem nos comeria depois de mortos??