quinta-feira, 1 de março de 2012

Escolhas


Aviso já: este não é um texto de auto-ajuda. É, isto sim, um texto em que procuro ajuda.
Sobre a escolha de produtos no mercado.

Conheço pessoas que receberam dos pais ensinamentos preciosos a respeito de como escolher carne, por exemplo.
Quanto a mim, estou a fazer progressos na arte de escolher frutas. Penso que consigo escolher boas clementinas e boas laranjas, para citar meus melhores êxitos.

CLIQUE PARA AMPLIAR AS CLEMENTINAS
Já recebi algumas lições importantes de outros compradores. Outro dia, estava a escolher melões. A meu lado um senhor fazia também suas escolhas. A certa altura confidenciou:
- Não adianta apertar o olho do melão. Como toda a gente faz isso, os melões ficam artificialmente com olhos moles. É melhor apertar o melão em outros lugares.
Mais não disse.
Embora haja gente que conta seus truques, há também quem os oculte. Ou talvez ignore as razões dos métodos que emprega.

É o caso da escolha de laranjas. Parece ser universal, ao menos em Portugal, a técnica de colocar a laranja na palma da mão e jogá-la levemente ao ar, repetidas vezes, a verificar se serve ou não. Como se estivesse a querer avaliar o peso da fruta.

Alguém pode me explicar a razão desse procedimento?

3 comentários:

maray disse...

eu costumo avaliar a laranja pelo peso: as "secas" pesam menos. Mas devo dizer que compro errado de vez em quando. E isso de apertar o melão deixei de fazer pelos mesmos motivos alegados. E fico louca da vida com a mulherada que quebra o "rabo" do quiabo. Elas quebram todos e aí fica impossível avaliar o quiabo pelo rabo. Aliás, outras coisas também, se é que me entende ;)

Helga Ilse Bekman disse...

Eu aprendi que quanto mais lisa a casca da laranja ou do limão, mais suco tem e tenho acertado. Bjim

Léa, a irmã. disse...

Ora, mano: de cozinha ou de carne não entendo nada, mas de frutas tenho que entender, pois o Mauricio é devorador delas. Não jogo a laranja para cima, mas como disse a Helga, fruta compro pelo peso. Se tem caldo, é + pesada. Maçã, laranja, maracujá e muitas outras são assim. Há, porém, aquelas que são boas sempre. Aqui no Brasil, são as peras portuguesas (feinhas, manchadas e deliciosas!) e as mangas palmer! Sempre dão certo!