quinta-feira, 15 de março de 2012

Desejo


Ando a buscar a maneira de construir um post em que caiba utilizar-me do termo aldrabice. É um dos mais atraentes entre os que aprendi até agora neste meu curso intensivo de português-português-mesmo.
Pensei, por exemplo, no seguinte:

Não sei se toda a gente sabe, mas os cognacs têm a sua hierarquia, tal qual os exércitos. Assim, um, digamos, Rémy Martin, tem o VS, o VSOP, o XO etc. Em um exército, seriam o tenente, o capitão, o coronel etc.

CLIQUE PARA AMPLIAR
Cá em Bragança só se encontra o nível VS. Raramente, um VSOP. Jamais um XO. O forte desta terra, decididamente, não são os cognacs.
Graças a tal fatalidade, temos de consumir cognacs VS. E deixar guardado um XO para ocasiões muito especiais.
Veio-me, então, a ideia: depois que a Léa fosse dormir, eu trocaria o conteúdo de um VS pelo de um XO. Passaria a tomar o XO, servindo-o de uma garrafa de VS. Quando, no dia seguinte, ela quisesse tomar um cognac, iria, naturalmente, buscar a garrafa de VS. Nesse momento, eu jogaria a ela meu charme:
- Meu amor, hoje sinto que mereces um XO!


Pois bem. Isso seria uma tremenda aldrabice.
Mas (como se diz por aqui) atenção! Seria uma aldrabice, mas não conteria a palavra aldrabice.
Não satisfaria meu desejo.

Mas não é que acabo de realizá-lo?

Sem comentários: