sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Más de lo mismo


A Doga come sua ração hipoalergénica aqui a meu lado, enquanto escrevo.
Ela só come se houver quem a acompanhe. Comer, para ela, é um acto social.
Antigamente, lá no Brasil, ela comia a ração e - em seguida - ganhava a recompensa: um churrasquinho. Foi acostumada assim desde pequenina. Comeu, ganhou recompensa. Fez xixi, ganhou recompensa. Etc etc.

Sempre achei que ela adorava churrasquinho. Depois de comer ou de fazer xixi ou cocó, ficava em êxtase ao receber o churrasquinho. Havia o de carne e o de frango. Ambos a deixavam em estado de graça.

Mas, ainda no Brasil, ela já começara a ter problemas de pele. Em algumas regiões da pele apareciam escamas que a faziam coçar-se até ferir-se. O pêlo começou a cair. Logo ela, que tinha um pêlo preto lindo, salpicado de alguns pêlos brancos.

Ao chegarmos a Bragança, o veterinário nos recomendou uma dieta com ração hipoalergénica e só.
- Mas doutor! e a recompensa?
- Dêem a ela algumas bolinhas da ração.

Pensei: isso não vai funcionar. Ela come ração e recebe como recompensa mais ração?!

Pois, como se diz aqui em Portugal, resultou.

A Doga come a ração (da qual, diga-se, ela gosta), pede recompensa e recebe algumas bolinhas adicionais como prêmio. E se sente realizada!

Aí eu me pergunto: ela come, digamos, 100 bolinhas colocadas em seu comedouro. Depois disso, pede recompensa. Recebe mais uma meia dúzia de bolinhas da mesma ração, só que servidas uma a uma, pela nossa mão. Como se explica que fique radiante?!

É mais do mesmo? É. Mas há algo mais que muda tudo.

Pensando bem, isso renderia um excelente texto de auto-ajuda.

1 comentário:

maray disse...

já viu casal de apaixonados adultos, dando comida um na boca do outro? soa ( e é) infantilizado, dá trabalho e cai um bocado de comida fora, mas dá o maior prazer pros participantes do ato. Deve ser isso: na boquinha, mesmo sendo do mesmo, é mais gostoso.
Pode ser também aquele nosso provérbio conformista: não tem tu, vai tu mesmo ;)