sábado, 7 de janeiro de 2012

Deus e a doença - 1


Atualização (12/01/2012): Recebi de minha irmã mais nova a explicação que segue abaixo:
Querido mano:
Não sei onde vc quer chegar, mas vc confundiu 2 casos de câncer de pessoas igualmente cheias de fé.
Qdo vc pensou que a irmã estava escrevendo sobre o caso anterior, vc se enganou. Veja lá os nomes reais e vai verificar que a primeira paciente que vc chamou de Neide não é a mesma que vc chamou de Nenê. A "Nenê", de fato, já se foi, mas a "Neide" me manda e-mails até hoje sobre os mais variados assuntos, com lindas flores e paisagens. Não me consta que o Google tenha chegado aos céus...
Beijos da irmã que entende sua procura de lógica onde ela não se aplica, mas reconhece os benefícios da fé para quem a tem.

Recebi os e-mails em seqüência, enviados por uma mesma pessoa. Entendi que se tratava de um único caso. Fica aí a correção. No entanto, isso não altera em nada a questão que analiso: a lógica (ou ausência dela) de pessoas religiosas diante de uma doença grave. Serem na verdade dois casos, não um, ressalta a questão de os comportamentos evidenciados nos e-mails que se seguem não serem caso isolado. Ao contrário, são amostras da regra, não exceção.

* * *



Em um intervalo de aproximadamente 2 meses, recebi 14 e-mails a respeito do tratamento do cancro de pessoa conhecida de minha família, em São Paulo, Brasil.
Por tratar-se de pessoa (e sua família) profundamente cristã (baptista), os e-mails foram muito reveladores do modo de encarar a relação ser humano – Deus, no contexto de doença grave.
Meu interesse em analisar tais e-mails e em dar-lhes publicidade prende-se ao meu desejo de compreender a lógica subjacente às crenças das pessoas envolvidas.
Espero que ninguém veja em minha análise qualquer sinal de desdém pelo sofrimento da paciente e de seus familiares e amigos.
Sou filho de mulher que sofreu durante um ano, antes de sucumbir diante do cancro. Acompanhei seu calvário e ajudei no que me foi possível.
Nada do que vem a seguir tem a ver com o sofrimento que a doença acarreta. Tem a ver com a lógica das pessoas que a vivenciam, direta ou indiretamente.
Quero analisá-la para desvelar seu significado contraditório e, a meu ver, inútil.
Diga-se, também, que todos os dados passíveis de permitir identificação dos envolvidos foram substituídos. A protagonista foi chamada de Neide, com a alcunha usada pela família trocada para Nenê.



05/10/2011
ALTA HOSPITALAR


Querido irmão WW,
desculpe-me por demorar a responder-lhe.
Passei dias 3 e 4 no hospital, foi muito cansativo... Exames de sangue, tomografia, consulta com os oncologistas... Mas recebi mais um presente de Deus: NÃO SERÁ NECESSÁRIO FAZER QUIMIOTERAPIA!!!
Deus efetuou um milagre! As imagens do pré-operatório mostravam um quadro violento de câncer, mas durante a cirurgia não foi localizada a tal agressividade... Então concluiu-se que a quimio é desnecessária.
Só precisarei fazer acompanhamento (novos exames) a cada 3 meses.

Depois da alta hospitalar estive na "quitinete" da minha filha, que estuda violino na XX e mora há 5 anos em São Paulo. É um minúsculo lugar, perto do metrô Marechal Deodoro. Fiquei um pouco desconfortável por diminuir ainda mais o pouco espaço que ela tem, mas Deus usou essa garota (que ontem fez 23 anos) como um anjo pra ministrar a meu favor. Muito responsável, trocava curativos, dava a injeção na barriga (anticoagulante), e dormiu no chão pois me cedeu sua cama... Foi mais um presente de Deus, pois não tenho como pagar hotel, e nem podia sair de São Paulo até que as funções biológicas fossem restabelecidas. Estive lá até ontem, 04/10.

Hoje, 05/10, estou em YY. Devo voltar a São Paulo dia 18, para mais exames e para marcar a cirurgia da retirada da "bolsinha das fezes" (provisória) para a correção do intestino...

Fiquei muito feliz com o e-mail do Pr. ZZ
[Pr é abreviação de Pastor]. Amo esse servo de Deus. Esteve em KK, para a instalação do "Tele-Amor" há muuuuuuuuito tempo... Estou enviando cópia para ele.

Mais uma vez, agradeço por suas orações. Tenho muito a agradecer a Deus, que esteve comigo nessa situação tão delicada. Deus é maravilhoso!!!
Obrigada por seus e-mails.
Deus o abençoe,
Neide
[alcunha familiar Nenê]

Neste primeiro e-mail, Deus é considerado o autor de tudo de bom que aconteceu à Neide, a saber: o cancro não era tão grave quanto se supunha inicialmente e a filha lhe deu abrigo e cuidados.
Quanto à questão da gravidade do cancro, considera ela que Deus operou um milagre. Ele tornou desnecessária a quimioterapia. Sobre o papel dos médicos, nada. Eles foram meros figurantes.
Quanto às atenções que lhe prestou a filha, demonstram que foi instrumento nas mãos de Deus. Ainda chega a considerá-la “muito responsável”, mas é tudo.



08/10/2011



NOTICIAS DA SEMANA - QUIMIOTERAPIA

Dia 03/10, segunda-feira estive no Hospital para consulta com oncologista, curativos, etc.

Dia 04/10, terça-feira, estive no Hospital desde cedo até 17h. Fiz exames de sangue, mais tomografia, consulta com mais oncologistas, etc... Foi muito cansativooooooooooo!!... Foram 5 médicos que estudaram o caso, revisaram todos os exames anteriores (pois pelas imagens esperava-se um caso agressivo da doença), analisaram outros casos de câncer semelhantes, e concluíram que a quimioterapia não será necessária. O câncer estava localizado no apêndice, que foi totalmente retirado, e a "massa"... sei lá... acho que ela só queria "si inzibí"... Deus é maravilhoso!!!! Com certeza Deus realizou um milagre aí!! Agora precisamos agradecer a Deus pelo Seu cuidado e proteção!!! Eu precisarei voltar a São Paulo a cada 3 meses para fazer os exames de acompanhamento da doença.

Á noite, voltei pra YY.

Dia 05 e 06 estive muito cansada, tentando recuperar as forças.
Internação dia 15/9... cirurgia dia 16/9... alta dia 24/09... e mais 10 dias no Ap. da filha... 19 dias se passaram... Apesar de que a gente não gosta de hospital, Deus cuidou de mim em cada detalhe!

Devo voltar a São Paulo dia 18/10, para mais exames, pra verificar a "borsinha"(ostomia), e marcar a próxima cirurgia pra colocar o intestino no lugar.

Cada bolsinha custa cerca de R$ 50,00 e deve ser trocada a cada 3 ou 4 dias. Mas até neste item Deus foi maravilhoso comigo!!! Minha conhada descobriu uma ONG que faz doação de borsinha, e, enquanto eu fiquei 3 horas esperando pra fazer a tomografia, ela foi até a ONG, recebeu a doação de 10 bolsinhas, aproveitou pra fazer uma doação pra ONG, etc... Essa conhada HH é demaaaaaaaaais!!! Essa ONG foi criada por uma senhora chamada Amélia Yocico Arakaki, que usa ostomia definitiva há 18 anos!!

Dia 07 levantei-me com febre e a urina está bem turva. Sob o efeito do remédio indicado a febre baixa, mas depois volta... Eu não poderia ter essa febre, pode ser algo grave... Tenho orado pedindo a orientação de Deus. Um médico cristão daqui de YY, o Dr GG, solicitou exames de urina, que só ficarão prontos no final da próxima semana... O JJ quer me levar pra São Paulo, mas eu acho que ainda não agüento essa viagem... Me ajudem em oração!!! Deus pode tirar essa infecção do meu corpo!!!

Por hoje é só. Agradeço pelas orações de todos. Grande abraço. Deus os abençoe.

Neide

ATÉ AGORA, QUASE MEIO-DIA, ESTOU SEM FEBRE. QUE DEUS ME AJUDE!!

Neide


Aqui, Neide começa por nos contar o tratamento pelo qual passou no Hospital. Apesar de informar que 5 médicos estudaram o seu caso, revisaram todos os exames, compararam com outros casos semelhantes, concluindo que a químio não seria necessária, termina por concluir que “Deus cuidou de mim em cada detalhe”.

Deus até faz surgir uma ONG providencial que lhe presenteia com “bolsinhas” necessárias em função da ostomia.

Agora surge o primeiro ponto de inflexão. Tudo estava a desenvolver-se no rumo da melhora. Isso porque Deus cuidava detalhadamente do caso.

De repente, talvez porque Deus tenha afrouxado um bocadinho a vigilância, o quadro volta a piorar. Surge febre, a urina está bem turva.

Recorre-se, então, à oração. Tanto Neide ora quanto solicita que todos a ajudem em oração. Parece que Deus precisa ser alertado com urgência. Surge até um “médico cristão”. Será uma nova especialidade da medicina?

Neide continua a confiar na providência divina (“Deus pode tirar essa infecção do meu corpo!!!”), mas é necessário provocar sua intervenção por meio de orações.


17/10/2011

UM MÊS DE CIRURGIA


Queridos irmãos, amigos e familiares,

Hoje, 16/10/2011, está fazendo “aniversário” de um mês da cirurgia de câncer de apêndice a que me submeti.

Tenho tanto a agradecer a Deus:

a autorização do convênio para essa cirurgia de grande porte...

a recuperação na UTI (4 dias)...

a alta com 8 dias (antes do previsto de 14 dias)...

a ajuda que recebi de colegas e amigos para injeções (19 na barriga...) e remédios...

a cicatrização dos pontos (42...)

a libertação da quimioterapia,

e muitos outros itens!!!

Enfim, a cada dia que passa sinto-me com um pouco mais de disposição.
Já não fico tanto tempo deitada, e comecei a fazer pequenos serviços...

Mesmo assim, ainda há mais etapas importantes a vencer.

Dia 18, terça-feira próxima, devo voltar a São Paulo para consulta com o medico proctologista, que pedirá novos exames e, dependendo da cicatrização dos pontos internos no intestino grosso, deverá marcar a nova cirurgia para a correção do intestino delgado (pra tirar a “bolsinha” (ostomia) provisória). Estou com um cateter (do rim à bexiga) que também precisará ser retirado quando a situação de saúde permitir.

Novos exames... cansaço... outra cirurgia... UTI... recuperação... Só Deus pra nos ajudar!


Agradeço a todos vocês pelas orações, por outras ajuda$ que enviaram, e peço que Deus abençoe a cada um! Boa semana a todos.

Abraço,

Neide


Completado um mês da primeira cirurgia, parece que a situação se estabiliza, graças – é claro – a Deus.
Neide enumera as bênçãos recebidas:

O convênio [plano de saúde] ter autorizado a cirurgia. O facto de isso ser uma obrigação contratual do convênio parece não vir ao caso;
A recuperação na UTI (unidade de terapia intensiva), a alta em apenas oito dias, bem menos do que inicialmente previsto, a cicatrização dos pontos, a desnecessidade de quimioterapia, nada disso diz respeito a médicos e enfermeiros e medicamentos etc, tudo é dádiva divina;
A ajuda recebida de colegas e amigos (certamente inspirados por Deus);

Para todas as etapas futuras, que explicita, ela só enxerga a ajuda de... Deus.



20/10/2011


CIRURGIA 28 DE OUTUBRO


Notícias do Boletim da Saúde...
Boa tarde a todos vocês.
Não consegui marcar as consultas para o dia 18, nem encaixe...
Então a consulta no Hospital foi marcada pra hoje, dia 19. Fui cedo à capital, e graças a Deus, antes das 17 cheguei de volta em YY. Deus nos guardou na ótima viagem, e, apesar de um congestionamentozinho na Bandeirantes, cumprimos todas as tarefas agendadas.
A cirurgia para a retirada da ostomia provisória está agendada para 28 de outubro, sexta-feira da próxima semana. Apesar de ser uma cirurgia simples, a internação poderá ser de até 4 dias.
Por ora é isso...
Bom "restê" de semana pra todos.
Deus os abençoe.
Neide


A partir daqui, os e-mails passam a ser escritos por uma irmã de Neide, que chamaremos de KA (com exceção de um, ainda assinado por Neide). Mas a lógica subjacente continua a mesma, até mesmo intensificada. Ela trata a irmã pela carinhosa alcunha de Nenê.


22/10/2011



Notícias da Nenê!

Queridos,
Houve uma pequena pausa, não foi
[neste ponto parece faltar algo].
Principalmente para mim, que não sabia o que era ter uma irmã querida doente...
Mas, creio que estas pausas que Deus nos dá, tem o mesmo efeito que produzem nas melodias, deixando-as muito mais bonitas e harmoniosas.
Deus sempre faz o trabalho perfeito, mesmo que não entendamos muito bem no momento.
E agora, vamos às notícias:
Ontem a Nenê passou pelo médico cirurgião, em São Paulo, tirou os 3 pontos (externos, é claro!), e tirou 47 grampos que prendiam a cicatriz. Não posso nem imaginar qual foi o "extrator" que ele usou!!
Mas nossa Nenê é forte e graças a Deus não sentiu dor.
Neste tempo em casa, ela esteve bem, mas passou uma noite acordada (e o DD também!!) com tanta dor que foi preciso ir para o hospital. Ficou somente algumas horas para ser medicada e voltar para casa! Graças a Deus, desde então, não sentiu mais nenhuma dor!
A RR (sua filha, minha amada sobrinha) explicou tudo direitinho pra mim.
Será necessário ficar com o dreno mais 1 mês, mas já podemos ver as melhoras!
O tratamento provavelmente será complementado com quimioterapia, e talvez ela possa fazer na mesma clínica que eu! Desta vez, sou eu quem vai acompanhá-la (um ínfimo do que ela me fez!)
Então... louvemos a Deus, mais uma vez! e sempre!
Ela está se sentindo bem, está linda e loira! RR já providenciou isto também!
Bem, além de vocês, deixei de mencionar algumas igrejas, a quem agradeço agora, como Ig Vila Mariana, Ig. Paulistana, às igrejas dos nossos queridos Almeida/Cardoso, também dos queridos Silveira/Almeida e outras que podem não estar vindo à minha mente agora.
Ah! o grupo de amigas da Nenê não são amigas!! São irmãs!! Obrigada, queridas!
E as minhas amigas também, já são quase irmãs da Nenê, também!
E todos, rendamos gratidão ao Deus de Misericórdia, que tem nossas vidas em suas mãos, conhece todos os nossos dias e trabalha para que estas vidas sejam abundantes, repletas de Seu amor! Incomensurável amor!
com muito carinho,
KA.

"Bendito seja Deus que não nos rejeita a oração, nem afasta de nós a Sua Graça.
Pois nos tem ouvido e tem-nos respondido. Bendito seja Deus"!!


Para KA, tudo pode ser resumido nesta frase:
Deus sempre faz o trabalho perfeito, mesmo que não entendamos muito bem no momento.

Apesar da crença de KA, vou continuar a tentar entender como funciona essa lógica.


24/10/2011



Deus logo nos devolve a alegria!



Queridos,

Faz duas horas que mandei a mensagem de intercessão, e já recebemos a resposta!
A cirurgia foi necessária e urgente, pois algo estava impedindo a saída de todo líquido (dreno), e a Nenê estava passando muito mal, com seu abdomem estendido.
Foi feita uma ótima limpeza e colocação de mais 3 drenos para a saída do líquido acumulado, que estava impedindo sua recuperação.
Havia uma fístula e foi suturada.
O médico oncologista também esteve presente e verficou com cuidado, concluindo que podemos nos tranquilizar pois tudo está perfeito.
Não tenho mais detalhes, mas fiquei por aqui mesmo, visto que ela ficará alguns dias na UTI.
Poucas horas depois da operação ela já estava acordada, e para alívio do DD e do FF puderam falar com ela um pouquinho.
Glória a Deus. Sempre glória a Deus.
E obrigada por estarem nos dando todo apoio.
KA

"O Senhor é bom, um refúgio nos tempos de angústia" Naum 1: 7a


Não sei se percebo bem, mas me parece que Deus acaba de ser um bocadinho rebaixado. De provedor incansável a refúgio nos momentos de angústia.

Antes, quando os procedimentos estavam a dar resultados mais animadores, Ele era quem tudo fazia.
Agora, quando a situação já não é tão favorável, ao invés de correr ao hospital e pôr tudo a funcionar, nos eixos, Ele se oferece como refúgio.
Angustiem-se, mas sob a minha proteção.

[CONTINUA]

1 comentário:

Léa, a irmã. disse...

Querido mano:
Não sei onde vc quer chegar, mas vc confundiu 2 casos de câncer de pessoas igualmente cheias de fé.
Qdo vc pensou que a irmã estava escrevendo sobre o caso anterior, vc se enganou. Veja lá os nomes reais e vai verificar que a primeira paciente que vc chamou de Neide não é a mesma que vc chamou de Nenê. A "Nenê", de fato, já se foi, mas a "Neide" me manda e-mails até hoje sobre os mais variados assuntos, com lindas flores e paisagens. Não me consta que o Google tenha chegado aos céus...
Beijos da irmã que entende sua procura de lógica onde ela não se aplica, mas reconhece os benefícios da fé para quem a tem.