sexta-feira, 6 de outubro de 2006

Blog não é Jornal, Jornal não é Bíblia


Minhas caras e meus caros, como diria se fosse candidato. Ou talvez fosse melhor dizer: minhas caras e meus coroas. Sei lá. Ao que interessa.
Recebi vários e-mails denunciando a tal ONG Sociedade dos Amigos de Plutão. No começo não dei muita bola. Cada um faz a ONG que bem entender. Mas quando li que o governo tinha dado 7,5 milhões de reais pra dita cuja, com direito a publicação no Diário Oficial da União e tudo, resolvi conferir.
Claro que é tudo mentirinha.
Mas o interessante é que muita gente ao invés de conferir, publicou. E com indignação.
Além das correntes de e-mail, capazes de tudo e mais um pouco, como quase todo mundo já sabe, os blogs saíram alardeando a denúncia. Só uma consultazinha ao Google e achei isto, isto, e mais isto.
Hoje de manhã, estava lendo este blog (que constava do resultado da pesquisa). Ao dar refresh na página, o post com a patriótica denúncia da tal ONG, que era de quarta-feira, 4/10/2006, sumiu. Foi substituído por este e, logo em seguida, por mais este.
Tive que recuperar o post original com o recurso do Em cache.
Ora, dirão meus doutíssimos leitores, blog é algo sem grandes responsabilidades. Tá bom. Vá lá que seja.
Mas e os colunistas famosos?
Entraram nessa: o Carlos Chagas, o Cláudio Humberto (baixar a página até a nota Mundo da Lua) e sabe-se lá quem mais.
Até no Senado a coisa foi parar, graças à crendice do senador Heráclito Fortes (ver vídeo).
Tudo graças a um segundo turno à vista.
E, aqui entre nós, graças à preguiça de correr atrás e conferir as fontes.
Ah. Por falar nisso, da próxima vez que vocês ouvirem dizer que algo saiu no Diário Oficial, basta fazer uma consulta aqui.

E lembro o conselho de minha mãe: devagar com o andor, o santo é de barro.


Atualização: Bastou publicar este post e percebi: a primeira referência das três que faço a blogs, aí em cima, corresponde ao blog do Moita. O tal Moita simplesmente apagou o post, que pode ser lido aqui, em cache. Esse blog do Moita faz campanha pesada contra o Lula. Sorte do Lula.
Já a segunda referência a blogs, das três que faço aí em cima, reporta-se ao Blog do Ribeiro, cujo comportamento foi correto: manteve o post, inclusive com comentários críticos. Graças a isso, fiquei sabendo que Carlos Chagas retratou-se.
A terceira referência que faço a blogs aponta para o blog Biajoni!, que acrescenta ao post em questão um comentário do autor do blog, dizendo ser imbecilidade acreditar na história da ONG.
Quanto à retratação do Carlos Chagas, julgue você.

Nova atualização (10/10/2006): O Biajoni me avisa que o comentário dizendo ser imbecilidade acreditar na história da ONG não foi dele e, sim, de um leitor do blog dele. Ele tem razão. Meu engano decorreu de haver uma nota sobre o You Tube, assinada pelo Biajoni, logo acima do tal comentário. Peço desculpas pelo erro. A meu ver, o importante foi que tanto o Biajoni quanto o Ribeiro não retiraram os posts equivocados. Ao contrário do tal Moita.

Sem comentários: