quinta-feira, 6 de maio de 2004

Rouba mas faz
ou
Estupra mas não mata



Vista da favela Paraisópolis, Morumbi, São Paulo.



É inacreditável, apesar de secular, o egoísmo da nossa elite. Vou ficar só num exemplo. Selecionei, pelo Google, uma matéria sobre o custo de acabar com as favelas na cidade de São Paulo. Dá só uma olhada aqui. Segundo essa matéria, a solução total do problema custaria três bilhões de reais (tá certo que a matéria fala em um prazo de quinze anos. Vamos chutar cinco anos e aumentar a "verba" pra três bilhões de DÓLARES. Certo? Só pra argumentar.)
Nessa outra matéria aqui, fica-se sabendo que em quatro anos (entre 1.996 e 1.999) uma parte da elite brasileira enviou para o exterior a módica quantia de trinta bilhões de dólares.
Minha pergunta é a seguinte: por que diabos, ao invés de ficar blindando automóveis, contratando seguranças particulares como moscas, pagando resgastes de parentes seqüestrados etc etc etc, essa nossa iluminada elite não paga o dízimo de sua corrupção? (veja que nem quero acabar com a corrupção, só estou dando uma de Edir Macedo)
Com o dízimo disso que eles mandaram pra fora do país dava pra resolver o problema das favelas de São Paulo (e olha que são mais de duas mil!) em quatro ou cinco anos.
Ia acabar com os seqüestros, roubos, assassinatos, etc etc etc? Não. Nem eu estou dizendo que a origem desses crimes esteja nas favelas (em parte está, mas só em parte). Mas ao menos a elite poderia começar a orgulhar-se de alguma coisa além das festas em Comandatuba com as esposas vestidas de oncinhas.

Sem comentários: