sexta-feira, 7 de maio de 2004

Pecém, Ceará, BR




Em homenagem ao Luis Tamiosso, o Luccks do ChargesBR, aí vai uma foto da praia do Pecém, no Ceará. Essa foto eu tirei no final de 1.998. Fiquei hospedado em uma pousada em que o gerente era um gaúcho ex-funcionário da Varig. Largou tudo pra viver no Ceará. Mais ou menos na linha Luccks.
Não quero nem saber como está Pecém hoje. Se o projeto dos doidivanas Tasso e Ciro foi em frente, acabou. Se o projeto gorou, quanta grana no lixo. A dinastia Jereissati/Gomes inventou um projeto a ser implantado na região: fizeram um porto enorme no Pecém (o primeiro navio que tentou atracar lá ficou quinze dias tentando, sem conseguir, por causa do vento), bolaram uma forma de transportar matéria prima pra uma usina no interior pra fabricar chapas de aço pra exportação. Tudo tocado por grandes empreiteiras. Tudo com grandes orçamentos. Cê sabe, né. Campanha eleitoral custa caro, meu. Toda essa maravilha em um lugar com vocação evidentemente turística, natureza a esbanjar beleza. É evidente que as previsões para o investimento foram sempre sendo reavaliadas pra cima. De repente, o empreendimento - que era pra ser tocado por um pool de empresas estrangeiras vai buscar dinheiro aonde, aonde? BNDES, claro, claro.
Pô, mas como estou azedo. Todo esse papo começou como homenagem ao Luccks, ao Ceará.
De repente rola essa choradeira toda. Xapralá.

Atualização (17/02/2008): a página associada a BNDES (último link do post) não existe mais. Coloquei outra, do próprio BNDES, falando em mais grana a ser enterrada no mirabolante projeto do Pecém. A turma não se contenta com pouco.

Sem comentários: