quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Milímetros que valem uma vida





Em 1954 o Brasil ficou com o segundo lugar no concurso de Miss Universo. Martha Rocha, aquela, a baiana, perdeu o título por pouco. Será?
Ao menos foi o que ficou registado na marchinha de carnaval:
Por duas polegadas a mais
passaram a baiana pra trás.
Por duas polegadas,
e logo nos quadris.
Tem dó, tem dó seu juiz.
(Alcyr Pires Vermelho, Pedro Caetano e Carlos Renato. Foram necessários três pra compor isso?!)

Mas alto lá: duas polegadas de rabo a mais são bastante coisa, não é? Pegue uma régua que tenha escala em polegadas e verifique. É muito.
Para homens razoavelmente normais é até muito bom. Mas para juízes de concurso de beleza deve ser uma tragédia.


Quanto a mim, dependo de apenas quatro milímetros. Não no rabo. Na aorta. Está com a régua ainda na mão? Então dê uma olhada. É quase nada.

E não estou a falar de concurso de beleza. Trata-se da minha vida. A única que tenho.
Por isso, saí hoje feliz  da consulta ao cardiologista. 

Ano passado, a angiotomografia apontou 46 mm de diâmetro de minha aorta ascendente. Ou seja, o mesmo que o exame feito em São Paulo, um ano antes, registara.
Meu cardiologista, por meio de eco (que não permite a visualização de toda a parte dilatada da aorta) constatou, em março deste ano,  44,5 mm de diâmetro da parte visível. Disse que para o fim do ano mediríamos de novo.
Hoje minha aorta emplacou 44 mm. O 0,5 a menos é desprezível. Ou seja, tudo continua como antes.

No primeiro semestre de 2011, um cirurgião em São Paulo me garantiu que era urgente que operasse. Mais de 2 anos depois, estou com o quadro totalmente estável.

Sem que eu tivesse recorrido ao bispo Edir Macedo ou ao apóstolo Valdemiro Santiago.

Atualização (21/11/2013) - Meu hermano, Luiz Brandão, me alerta para o facto de ser Terezinha Morango (Miss Brasil 1.957) a Miss que aparecia na foto deste post.  E não Marta Rocha, Miss em 1.954. Eu poderia alegar que foi troca proposital. Afinal, já fiz isso em outros posts. Por exemplo este. Era uma imitação de procedimento muito utilizado pelo jornaleco Planeta Diário, da turma que mais adiante juntou-se ao pessoal do Casseta Popular e criou o grupo Casseta & Planeta, de saudosa memória na TV brasileira. Mas não foi. Foi erro meu, mesmo. Já corrigido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Wooohooo!!!!!

Alcilea disse...

Mas o nosso anjo da guarda cuida um pouquinho de você também!

Rafael disse...

Olá Renato, estou lendo seu Blog e por acaso vi que vc tem uma dilatação na aorta, no meu caso eu tenho na raiz da aorta, me fale como e seu caso, vi que vc disse q quase já fez cirurgias e depois o medico disse q estava errado o diamentro, vi tbm q parece q sua aorta diminuiu de tamanho, pois em um momento vc fala q ela estava em 46 e algum tempo depois estava em 44, bom, eu tenho 28 anos, a minha esta em 44, vc tem essa dilatação a quanto tempo? e nesses anos quantos milimetros ela cresceu, isso se cresceu, ou estagnou? aguardo resposta, continua com o Blog que ele e super interessante, abraço Rafael.