sábado, 9 de novembro de 2013

A modéstia de Lula



A revista Visão, cá de Portugal,  publicou em seu número 1077, do final de Outubro, uma entrevista de Lula ao jornalista Jesús Ruiz Mantilla, do jornal espanhol El País.
A entrevista, publicada primeiramente aqui, foi traduzida do espanhol para o português de Portugal. Não deixa de ter piada um Lula a falar do modo lusitano.
A revista Visão até que poupou seus leitores do inteiro teor do panegírico inicial do entrevistador. Transcreveu apenas parte dele.
Lula, como sempre (e quanto mais diante de um entrevistador que assume gostosamente o papel de escada), fala da miséria em que recebeu o governo brasileiro e como deixou tudo quase às mil maravilhas. O quase é pra que reste algo de bom para sua sucessora fazer.
Mas, a meu ver, o auge de sua megalomania vem neste trecho:
Qualquer líder que esteja na oposição sabe que mudanças deve aplicar, ao chegar ao cargo. Hollande, por exemplo, sabia-o, durante a campanha...
Tive uma conversa estraordinária com ele. Sou amigo dele já há muito tempo. E dizia-lhe: não te podes esquecer do teu discurso, ao chegares à Presidência. Agarra as tuas propostas, enquadra-as, coloca-as na tua mesa de cabeceira e não te esqueças nunca das razões da tua eleição. 
Com Obama, comentei: deves limitar-te a mostrar a mesma coragem que o povo americano demonstrou ao eleger-te Presidente.

Não sei o que seria de França e de Estados Unidos se Lula não tivesse dado essa mãozinha.

1 comentário:

Alcilea disse...

Pretensão e água benta cada um tem quanto quer...