sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Os avecs


Meu aprendizado a respeito de Portugal segue em ritmo lento mas seguro. Infelizmente, mais lento que seguro. Mas segue.
Dia desses, ouvi falar, pela primeira vez, nos avecs.
E achei deliciosa, a ironia (jamais comi uma ironia, nem por isso sou interditado de entender alguma como saborosa).
Se você jogar o título deste post no Google, encontrará descrições minuciosas dos avecs, além de ferrenhas discussões a respeito.
De minha parte, vou apenas comentar alguns poucos aspectos dessas, como direi, aves de arribação.

Os avecs são emigrantes portugueses que foram ganhar a vida em França. Já começo por não perceber o porquê de toda gente só implicar com os emigrantes que foram para a França. E os que foram para a Alemanha, para a Suiça, para os EUA etc etc? São muito diferentes? Não sei. O facto é que lá por julho e agosto de cada ano vêm a Portugal para... e aí começam as discordâncias.
Os mais simples – ou simplórios como eu – entendem que vêm cá a visitar a família. Os mais ladinos garantem que baixam a estas terras do sul por puro prazer de exibir suas conquistas.

Seja lá qual for o motivo desse vôo periódico ao mundo lusitano, o de que mais gostei nessa história toda foi o nome que receberam: esse os avecs, ou les avecs, como dizem alguns (eu gostaria mais de os aveques), é expressão de uma ironia de maldade infinita, ainda que – felizmente – não mortal.

Ironia que se deleita em descrições divertidíssimas como esta.

De resto, não tenho ainda a vivência indispensável para contribuir com a descrição da espécie. Sou imigrante recém chegado a Portugal, numa época em que até os governantes sugerem aos portugueses que emigrem. Aliás, sou acostumado a andar na contramão. Lutei por uma revolução socialista quando o marxismo-leninismo já se desmanchava em cinzas.

De qualquer modo, vou providenciar uns calções largos e preparar-me para, no verão, entrar em uma pastelaria e comentar displicentemente a crise portuguesa:
- Je suis desolé!

1 comentário:

venus fly trap disse...

Excelente texto, que tente dar outro angulo que nao o da critica. Patilho a mesma ideia.

http://www.lusitanosdomundo.org