quinta-feira, 30 de setembro de 2004

De médicos, De loucos



Quando conheci o blog Asul, o que mais me atraiu – de início – foram as “dicas” gastronômicas do Asulado. Desconfio que ele está naquela fase da vida em que o assunto com os amigos são os restaurantes (sem esquecer as mulheres, claro. Os temas não se sucedem. Apenas se acumulam). Quanto a mim, passei já à etapa dos médicos. Então, puxa uma cadeira que vou falar disso.
Faz pouco tempo, procurei uma dermatologista em função de uma irritação na pele do rosto. É claro que ela não deu a mínima pra minha preocupação. Em compensação achou uma porção de queratoses e outros palavrões espalhados pelo meu corpo. Passei por uma solene sessão de esfoliação química: ela brinca de ir pingando ácido em cada ponto a ser “consertado” e vai perguntando se já está ardendo.
Até aí, tudo bem. Todo médico tem sua alta dose de sadismo no sangue. O problema foi ao final da consulta. A distinta senhora receitou-me um bloqueador solar, nº 45, para passar em todas as partes do corpo expostas à luz do sol, pela manhã, à hora do almoço e – ápice da desfaçatez – caso vá expor-me em demasia ao sol durante o dia, por exemplo andando prosaicamente por uma rua ensolarada, de duas em duas horas. Esqueci de perguntar a ela se pegava bem eu comprar uma bolsinha pra levar o bronzeador pendurado no ombro.
Já do meu reumatologista, esse sim, eu gosto. Primeiro porque deixa beber quando se está tomando antiinflamatório. Volta e meia vou almoçar com alguém e, na hora de pedir bebida, a pessoa me sai com essa. Não, vou tomar só água. Não posso beber. Estou tomando Arcoxia. E eu, descontraído e feliz:
- Coincidência. Também tô tomando Arcoxia. Garçom, um Balla duplo, copo baixo, três pedras.
Mas o melhor do meu reumatologista são as justificativas dele pra certas recomendações. Última vez que estive em seu consultório, me disse que estava tudo bem. Só precisava eu perder uns quilinhos. E explicou:
- Faz isso por mim. Pra algum amigo teu não dizer: porra, que merda de médico é esse que te deixa gordo assim?

Sem comentários: