quinta-feira, 19 de março de 2015

Forças plasmadoras do futuro brasileiro - 3


Ano passado escrevi dois textos sobre minha visão do futuro político do Brasil.
Obviamente, ninguém deu bola pra eles.
Não culpo ninguém por isso. Afinal, se eu entendesse de política não teria feito tanta bobagem nessa área.
Defino “bobagens”, neste contexto, com exemplos de seu contrário:
Lula, por exemplo, gênio político, atravessou a ditadura militar numa boa, sem nenhum arranhão. Até quando foi preso por alguns dias teve – hoje se sabe – várias regalias durante a prisão. Tratamento VIP mesmo.
Genoíno, líder estudantil que eu achava fraquinho na década de 70, foi – salvo engano – o único sobrevivente da guerrilha do Araguaia. Acabou condecorado pelos militares.
Isso é saber fazer política, não é mesmo?

Mas como sou teimoso, volto ao tema.

Não se sabe, hoje, se o PT sobreviverá à avalanche da operação Lava Jato. Eu acho que sobreviverá. Mas caso desapareça a sigla, não desaparecerá a ideia norteadora. Afinal, antes existiam partidos comunistas. Hoje quase não os há. Mas os adeptos continuam por aí, enclausurados em siglas as mais diversas. Ou mesmo em carreiras solo. De uma forma ou de outra, essa corrente tem seu líder. E é Lula.
Já a corrente evangélica ainda não encontrou o seu comandante.
Mas ele está a despontar no horizonte. E é o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, terceiro na linha sucessória da Presidência da República.
Alguém lembrará que ele está denunciado pela operação Lava Jato. Todavia, é preciso lembrar que ele é experiente também nessa questão de escapar de escândalos. Não lhe faltam processos às costas. E ele anda com desenvoltura, como se tal fardo não existisse.
Tendo assumido a presidência da Câmara neste ano, não precisou de três meses inteiros para já demonstrar sua imensa capacidade política.
Perto dele, o primeiro time petista parece composto por amadores.
Surgiu o líder que poderá se contrapor a Lula.
E penso que ele facilitará a formação do polo que se oporá ao PT.

Ainda bem que já não vivo no Brasil.

1 comentário:

Alcilea disse...

Sou suspeita para julgá-lo, mas acho que você entende, sim, de política. Só não usou esse conhecimento em causa própria. Talvez, afinal, tenha usado quando criou este blog e foi para a terra do papai!