sábado, 4 de janeiro de 2014

A fúria do tempo


Faltavam alguns minutos para as três da madrugada quando fui acordado por ruídos fortes e estranhos que vinham da sala.
Corri para ver o que era aquilo.
Uma incrível quantidade de granizo desabava sobre Matosinhos e Porto. Durou algo em torno de 15 minutos e deixou em seu lugar uma forte mas normal chuva.
Voltei a dormir.
Durante o dia, constatei - pelo noticiário da TV - que aquilo não fora um acontecimento corriqueiro.

Lembrei-me de uma história contada por meu colega de trabalho Heinz Forrer, ainda na década de 70.

Ele já percorrera boa parte do Brasil, a voar nos mais variados tipos de aeronaves. Certa vez, sentou-se ao lado de uma jovem senhora de origem japonesa. O voo transcorria normalmente até que o avião chegou a uma zona de forte turbulência. As máscaras de oxigénio caíram à frente dos passageiros. Heinz reparou que a nissei a seu lado aplicou a máscara ao rosto com toda a calma. Enquanto isso, notou como era grande a quantidade de terços que ocupavam os bolsos dos demais viajantes. Ao chegarem sãos e salvos ao destino, Heinz elogiou a companheira de viagem pela calma demonstrada durante a turbulência. Ela, surpresa:
- Mas não é sempre assim?!

 E eu, durante a madrugada, pensei da mesma maneira que ela. Presumi que granizo desabava sobre o Porto com frequência... As fotos que seguem são de ontem. Chovia muito, mas ainda não havia pedras.

 Diga-se: o Porto é lindo, mesmo debaixo de chuva.




(clique nas fotos para ampliá-las)

1 comentário:

Anónimo disse...

vai mandar bitaites na tua terra oh zuca... como pode um brasileiro com 1 percurso de vida ,como o seu,estiveste no tira-dentes e tudo, ter 2 aparttos: 1 em Bragança,que conheço e outro em Matosinhos,que já conheço também, zona cara aqui do Porto???alguém me explica isto????eu que levo a vida a trabalhar, numa profissão liberal, alto quadro do Estado,estou a pagar um normal apartto, na zona de Gaia e no fim do mês nada sobra!!!Sr.Alberto dê-me a sua formula mágica de fazer eurs !!!assino: Gajo Ingénuo,mas SABIDO ;)ah e cadê Alcilea? se pirou??? kkkkkkkkkkk ;)xôooo pro brasiu já!!!!