quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Sobre paradoxos

O dicionário Priberam define paradoxo como opinião contrária à comum. Apesar de ser um dicionário muito bom e útil, neste caso penso que o Priberam pisou na bola. Afinal, se digo Juliana Paes é feia, estou a emitir opinião contrária à comum. Mas não estou a formular um paradoxo. Talvez esteja apenas a falar uma besteira.

A definição do Aulete me parece melhor: Ideia, conceito, proposição, afirmação aparentemente contraditória a outra ou ao senso comum.

Baseado nessa definição é que entendo como ruim a expressão - muito usada - parece paradoxo. Ou a similar parece paradoxal.

Ora, se paradoxo é algo que parece contraditório, parecer paradoxo vem a ser expressão que remete a algo que parece que parece contraditório.

Economize: a respeito de algo que parece contraditório mas não é, diga tão somente que é paradoxal.

2 comentários:

maray disse...

definitivamente, vc está a tornar-se um legítimo português. Só em Portugal encontrei essa precisão de linguagem! Aqui no brasil o "parece que parece" não soa estranho. Muito poucas coisas soam estranhas aqui. Muito poucas. Ou será porque tudo é relativamente estranho. Parece paradoxal, mas não é ;)

Anónimo disse...

"Ser ou não ser" é paradoxal. O quê? Eu não sei.