quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Gafanhotos e meles

Essa língua portuguesa é mesmo do balacobaco. Veja, por exemplo, esse plural de mel. Isso lá é palavra que se apresente?!
Quanto mais aqui, na fronteira.
Dia desses eu almoçava em casa da prima Zelinda. A TV estava ligada, como é hábito em 110% das casas portuguesas. Como o assunto do noticiário fosse futebol, perguntei ao primo Arnaldo se o campeonato português já havia começado.
- Sim. Já empessou.
Surpreso, pedi ao primo António a confirmação:
- Eu ouvi bem? Ele disse empessou?
Sim. Era o que ele dissera. Coisas de fronteira.

* * *

Aliás, isso de morar em fronteira tem outros problemas. Não faz muitos dias, senti a terra tremer, cá em Bragança. Pensei em terremoto. Mas um artigo da vibrante publicação Carta Maior (no caso, coisa do Brasil) me explicou: era a movimentação das massas revolucionárias operárias e camponesas da Andaluzia em sua luta rumo ao socialismo. Mas calma. Não é algo pra já. É coisa para um dos próximos milénios.

* * *

Por falar em milénios, ando a pesquisar o início do cristianismo. Vai daí, em meio à confusão de doutrinas cristãs dos primeiros séculos de nossa era, encontrei um grupo de ebionitas (uma das correntes de seguidores de Jesus na época) que, por razões que não vêm ao caso, tornou-se vegetariano.
Sabemos até hoje que a tradição dos Evangelhos informa que João Baptista se alimentava de gafanhotos e de mel. Ora, não é lá muito típico, nem se encontra actualmente nos talhos, mas o facto é que gafanhoto é carne.
Para encaixar João Baptista em suas crenças e hábitos, esses ebionitas aproveitaram a semelhança das palavras (em grego) e trocaram gafanhotos por panquecas.
Pronto. Para esses vegetarianos, João passou a comer mel e panquecas. Não deixa de ser uma melhoria no cardápio... Só não entendo como eram preparadas as tais panquecas. Afinal, o homem vivia no deserto.

* * *

Já que falei em mel, aproveito para mostrar aqui minha indignação, nada revolucionária mas muito justa: por que diabos não se usa com maior frequência o mel no lugar do açúcar?
Dizer que o mel é mais gostoso não vale, eu sei. Afinal, é questão de gosto...
Mas o mel tem, por exemplo, uma grande vantagem: não faz mal para diabéticos. Quer dizer, não posso fazer uma afirmação assim, em geral. Mas posso garantir, porque já medi repetidas vezes, que para este diabético que vos escreve o mel não altera a glicemia. Já o açúcar...

2 comentários:

Regina Reis disse...

Adoro mel, mas acho que não posso porque tbm tenho diabetes...Se vc me garante não fazer mal, vou passar a me deliciar. Acho que vou virar formiga!
Abraços,
Regina

Alberto disse...

Olá Regina: eu não garanto que não faça mal. Só sei que - para mim - não faz. Experimente comer mel mas medindo a glicemia sempre para ver se o mel causa alguma alteração nela.