quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Curiosidade

Sabe-se que o cristianismo, desde muito cedo, deu um destaque grande à mãe de Jesus por perceber a enorme atracção que as deusas pagãs exerciam sobre os povos. O cristianismo, para popularizar-se, precisava de um elemento feminino.
O protestantismo abandonou esse culto a Maria. Reconheceu a existência de irmãos de Jesus, permanecendo apenas com a crença na virgindade da mãe do Cristo até o Seu nascimento.
Quanto à Igreja Católica, não só manteve o culto a Maria como o ampliou. Até que em 1.950 transformou em dogma a assunção corpórea da Virgem. Diga-se, aliás, que é bastante divertido o texto em que o papa Pio XII definiu o tal dogma.

Minha curiosidade, nesta data em que se comemora a tal subida aos céus - corpo e alma - de Maria, é a seguinte:
Você - que é católico -  acredita piamente que Maria, ao final de sua existência terrena, saiu voando para o céu? Ou que Maria foi de alguma forma transportada, corpo e alma, para sentar-se à direita de Deus?

É bom que acredite.
Pois o papa termina sua definição do dogma da assunção de Maria com as seguintes palavras:

"A ninguém, pois, seja lícito infringir esta nossa declaração, proclamação e definição, ou temerariamente opor-se-lhe e contrariá-la. Se alguém presumir intentá-lo, saiba que incorre na indignação de Deus onipotente e dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo."

Acredita mesmo?

1 comentário:

Regina Mira Reis disse...

Eu creio. Sinceramente eu creio na virgindade e assunção da mãe de Jesus. E como Católica, Apostólica Romana, não discuto jamais um dogma da minha igreja!
Beijinhossssss
Regina