sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A esperança inútil

A rede Globo patrocina, a partir de amanhã, a 27ª edição do Criança Esperança.
Como em anos anteriores, circulam e-mails na Internet a denunciar a utilização fiscal que disso supostamente fazem as Organizações Globo.

Devo logo dizer que, apesar de ser do ramo, jamais tive a paciência de pesquisar o assunto para certificar-me de se realmente a Globo se beneficia fiscalmente, por abater do imposto de renda o total das doações.

É que não é esse o ponto que entendo ser crucial nessa história de Criança Esperança. O que me deixa pasmo é o facto de já estarem na 27ª edição dessa arenga. Se não me falha a memória, na 25ª edição essa longevidade foi fartamente louvada!

Ora, se se trata de programa com o objectivo de tirar da miséria as crianças brasileiras, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento e crescimento, quanto mais tempo dura isso mais se manifesta sua inutilidade.

Comemoração deveria existir se, algum dia, a Globo pudesse anunciar:

Este ano não mais haverá o Criança Esperança. Ele já não mais é necessário.

Mas podem tirar o cavalinho da chuva. A torcida das Organizações Globo é para que esse programa continue a dar audiência por muitos e muitos anos.

2 comentários:

Rosa disse...

É isso mesmo Al...concordo com tudo o que disse!
Na próxima vez não contribua com ...criança esperança..... Mande o dinheiro pra mim...assim vou visita- lo logo....hehe!

Regina Mira Reis disse...

Este é o nosso Brasil, Alberto.
Tudo na base do "quem pode, pode". Eu, uma mísera jornalista do interior, só porque tenho três fontes de renda(?), cada uma mais diminuta que a outra proveniente de minguados salários, sempre me vejo às voltas com o bendito leão...
Fazer o quê?
Beijos,
Regina