sábado, 5 de maio de 2012

Distúrbios do sono

Gosto muito de dormir. Mesmo em viagens. Já conheci brasileiros que diziam dormir pouquíssimo quando vinham à Europa.
- Estás louco!? Não vou dormir em euros!
Quanto a mim, durmo em qualquer moeda.

Nem sempre foi assim.
Faz quase 13 anos que parei de fumar. Foi parar de fumar e começar a engordar. E começar a roncar. E começar a ter apneias durante o sono.
A Baixinha não conseguia dormir nem tanto pelo meu ronco mas mais pela aflição de perceber que, ao longo da noite, eu volta e meia parava de respirar. E ela a esperar que eu ressuscitasse...
Em 2.002 fui ao Instituto do Sono, em São Paulo,fiz o exame e comecei a utilizar a maquininha para dormir. No início foi uma Resmed Autoset Sullivan 2000:



Era um trambolho e eu, para maior dos males, não comprei o humidificador.
Em 2.007, quando fui à Austrália conhecer o neto recém nascido, o Taj, comprei a Resmed S8, com humidificador H3i. Muito mais compacta e confortável.



Um belo dia, levei um susto que me acordou e me fez sentar abruptamente na cama. Resultado: como o criado mudo era alto, o S8 desabou, espatifou-se no chão e pensei que havia morrido (o S8, não eu). Ele era resistente e sobreviveu ao tombo. Mas, aos poucos, começou a produzir um chiado agudo. Fraco, é verdade, mas que - no silêncio da noite - incomodava. Aqui em Portugal, voltei a utilizar o Sullivan 2000 enquanto tentava descobrir quem poderia resolver esse problema para mim. E descobri a D'Ar Saúde, na Maia. Empresa que vende, aluga e dá assistência técnica a aparelhos Resmed. Lá vai a propaganda gratuita: R. de Montezelo, 105A, na Maia, perto do Porto. Telefone: 229 287 800. Mandei para o conserto a minha Resmed S8 e adquiri uma Resmed S9, com humidificador também:



Na época pré-maquininhas, eu conduzia meu carro na Marginal Pinheiros, ao voltar do trabalho, dando tapas no rosto pra não dormir ao volante. Se ia assistir a um concerto ou a uma peça de teatro, tinha de fazer um enorme esforço para não dormir durante a apresentação. E por aí vai. Já vários médicos me disseram que a maquininha do sono nos fornece mais dez anos de vida. Não sei como se pode saber uma coisa dessas. Mas posso dizer que a vida volta a ficar maravilhosa depois que você passa a usar a dita cuja (a maquininha, não a vida).
Bom. Já dei minha dica. Agora cabe a você acordar (?!) e correr atrás. Isso, é óbvio, caso você tenha os sintomas do sono ruim: não sonhar, viver com sono etc etc. Caso não os tenha, boa noite!

1 comentário:

maray disse...

quando comecei a ler, imaginei que vc ia fazer alguma ilação do tipo: vou ter que voltar a fumar pra melhorar...ainda bem que não! Essas coisas, e muitas mais, eu culpo a idade mesmo. Como esses aparelhos com garantia, que quebram um dia depois do prazo expirar. Acho que nossa garantia vai envelhecendo.
Aí também tem aquela baboseira de garantia extendida nos eletrodomésticos?
Porque na vida, sonho em aumentar minha validade nas milongas. Se não der certo, pelo menos morro dançando :)