sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cravo e ferradura

Hoje nosso anjo da guarda, a Fátima, veio trazer-me o resultado do exame, deixado - finalmente - pelo carteiro.
Agradeci e corri para o escritório para ler o relatório.

O início, auspicioso: "dilatação moderada da aorta ascendente (46 mm)". E os que analisaram as imagens não conheciam o exame feito em São Paulo (com resultado exagerado de 46,3 mm). Até aí, maravilha!

Devo pedir desculpas a minha aorta por chegar a ter duvidado de sua competência.

E graças ao Dr. Heno e a meu amigo Marcelo (que o recomendou) e com o aval do dr. José Leandro, cá em Bragança, que validou todas as observações do dr. Heno Ferreira Lopes, M.D., Ph.D., Doutor e Prof. Livre Docente pela FMUSP. Louvados sejam!

E não cito os açougueiros que pretendiam operar-me, em São Paulo. Hesitaram em aceitar Janeiro deste ano como data para a cirurgia. Cirurgia de uma aorta estável, como agora se comprova. Cirurgia que, na opinião unânime de meus cardiologistas, seria desastrosa. Não os cito porque poderiam processar-me. E, no Brasil, a experiência ensina que venceriam a batalha jurídica e descolariam a grana que não conseguiram com a cirurgia. Talvez bem mais.

Mas, nem tudo é alegria.

Depois de algumas frases em grego arcaico, o relatório conclui: "[no pulmão] identifica-se uma opacidade nodular mal definida em vidro despolido, com aproximadamente 2 cm, (...) contudo recomenda-se controlo imagiológico dentro de 3 meses, uma vez que a hipótese de carcinoma bronquíolo-alveolar não pode ser formalmente excluída."

Descobri que "carcinoma bronquíolo-alveolar" é, para os íntimos, CBA.

Ou seja, os guapos rapazes de Viana do Castelo, que fizeram a análise das imagens de meu tórax, não ficaram satisfeitos com a estabilidade de minha aorta e resolveram atribuir-me - com o benefício da dúvida - um CBA.

Como o exame tira-dúvida só será feito lá pro final de Julho, vou viver esses 3 meses como se fossem os três últimos.

Convenhamos: como deveríamos viver toda a vida.

2 comentários:

Helga Ilse Bekman disse...

Good news, bad news. Tenho acompanhado o seu drama aórtico e torcido para que fique tudo bem. E ficou...
Agora, arrumar um possível CBA em troca ninguém merece. Fizeram coisa semelhante com minha mãe: certa ocasião apareceu uma mancha num raio X e o médico disse que era câncer. Foi feita uma broncoscopia e era uma simples bronquite. Os médicos adoram apavorar.
O seu caso não será diferente, tenho certeza.

MCV disse...

Meu caro:
O drama, na minha reduzida visão das coisas, é acabar por tropeçar na medicina e nos seus próceres.
No meu caso, noventa por cento do meu tempo de vida tem sido vivido com a espada do tal Dâmocles em cima da cabeça. Já vou nos 53 e conto prosseguir.
Abraço

P.S. Para tirar dúvidas, um dia que calhe ir para essas bandas, haveremos de dar uso aos garfos, facas e copos.