sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Conhecendo Aix


Chegar a Aix-en-Provence foi fácil. A cidade fica junto à auto estrada A8. O mesmo não posso dizer em relação a achar o apart-hotel que reservamos. Só tínhamos o nome e o endereço do dito cujo. Ninguém conhecia a avenida na qual ele fica. Não dispúnhamos de mapa da cidade. Só depois de encontrar, em uma loja, um paciente senhor que se dignou a encontrar o telefone do apart-hotel na lista telefônica, ligar para lá e me desenhar um roteiro, foi que encontramos nosso destino. Lugarzinho delicioso, afastado do centro da cidade.




Ficou mais delicioso no dia seguinte, depois de fazermos compras no Carrefour para poder sentar sob a lua e tomar vinho comprado baratinho (fica mais gostoso) acompanhado de queijos incríveis e uvas dulcíssimas.


Claro que não passamos o primeiro dia inteiro no Carrefour. Demos umas voltas pelo centro, pra começar a conhecer a cidade. Em particular, o Cours Mirabeau, talvez o principal lugar do agito.



O centro de Aix é um polígono que a gente contorna, de carro, em sentido anti-horário, percorrendo o Boulevard Roi René, o Bd Carnot, Cours Saint-Louis, Bd Aristide Briand, Bd Jean Jaures, Cours Sextius, Av Nap Bonaparte e Av Victor Hugo. Ao longo desse percurso (que não é muito longo) alguns luminosos vão informando quantas vagas há disponíveis nos parkings subterrâneos (Carnot, Bellegarde, Signoret, Pasteur, Cardeur, Mignet). Há certos horários em que a disputa por uma vaga é acirrada. Uma vez guardado o carro, percorrem-se a pé as vielas e praças do centro.




Aliás, logo nos primeiros contatos com a cidade a gente percebe a importância que teve para Aix o Roi René. Não é à toa que ele é dito O Bom. Talvez por isso tenha eu me sentido tão em casa em Aix. Afinal, não é sempre que posso ser Rei Renato, o Bom.

Sem comentários: