sábado, 22 de outubro de 2005

Caminhando em Aix


Problema: em Nice eu tinha usado a Promenade des Anglais, a calçada da praia, pra fazer minha terapêutica caminhada matinal. Já em Aix, sem praias, como fazer? Ou melhor, onde? No primeiro dia, exploramos as redondezas do apart-hotel à procura de uma solução. Percebemos a existência de um riacho, mas não parecia haver um percurso, às margens dele, suficientemente longo para minha caminhada. Pensei que teria de caminhar pelas ruas da cidade, o que nem sempre é muito agradável.
Dia seguinte, ao sair para a caminhada, descobri, enfim, a Promenade des Rivières de l’Arc. Caminho de terra batida, às margens do riacho, estendendo-se por não sei quantos quilômetros. Utilizei os primeiros dois e meio para minha caminhada. Ida e volta, cinco.
Caminho quase todo coberto pelas copas das árvores, caminha-se ao som das águas do riacho. Cruza-se, o tempo todo, com moradores da redondeza. Uns levam o cachorro a passear, outros correm, outros pedalam suas bicicletas, alguns fazem aqueles exercícios orientais compostos de movimentos lentos, confesso que um tanto ridículos, do meu ocidental ponto de vista. Uns poucos simplesmente sentam-se sob uma árvore e lêem seu livro. Há, também, namorados. Enfim, alguns – como eu – apenas caminham.








Durante mais de uma semana fiz minha caminhada matinal aí. Não vou esquecer esse caminho jamais. Ele me doou muita paz.

Sem comentários: