domingo, 12 de abril de 2015

Ideias de um saloio


Este domingo, 12 de Abril de 2.015, é dia de manifestações contra o governo na terra em que nasci.
Como não posso ir às ruas em São Paulo pois vivo do outro lado do Atlântico e do outro lado do Equador, fico mesmo em Bragança, Portugal, neste dia que começou ensolarado como convém a um dia primaveril e já agora ameaça algum aguaceiro.
Também não faz sentido manifestar-me pelas ruas bragançanas. Pouca gente me veria, ninguém me entenderia. A não ser, talvez, os brasucas ocupados em servir um excelente rodízio de carne no Sabor Brasil à rua Amália Rodrigues.
Valho-me da tranquilidade deste vértice nordeste do retângulo Portugal para alinhavar ideias.
Já disse há algum tempo que a política brasileira tende a polarizar-se entre PT (e suas franjas) e os setores evangélicos. Ambos têm algo em comum: o desprezo pela sociedade em que vivem com a consequente falta de importância dada a valores morais que afetam a vida social; a justificativa de meios pelos fins.
A divergência entre eles situa-se na esfera dos costumes e dos valores morais individuais: questões como o aborto, a homossexualidade etc etc.
Não sei se Dilma será apeada do poder antes de 2.018. O que parece evidente é que ela será, no mínimo, relegada pelos fatos à condição de “rainha da Inglaterra”, no que isso tem de pejorativo.
Antigamente, no Brasil, um candidato deixado de lado por seu próprio partido ao longo do processo eleitoral era dito “cristianizado” (corram ao Google). Daqui por diante, dever-se-á chamar de “dilmizado” o presidente relegado ao esquecimento durante o mandato.
Conheci de perto o governo Sarney (1.985/1.989). Não foi à toa que José Sarney atravessou vários períodos diferentes da política brasileira sempre “por cima”. O típico político-rolha. Não afunda. Ele sabe dividir. E com isso multiplica sempre seu poder.
No Brasil é assim. Na religião, todos os caminhos levam a Deus. Na política, também, todos os rios correm para o mar. Sincretismo religioso. Sincretismo político. No Brasil é assim.
FHC e Lula, por exemplo, entenderam isso.
Collor e Dilma não.

Por hoje chega. Vou passear o cão.

Sem comentários: