No evangelho de Marcos, capítulo 2,
versículos 23 a 26, conta-se como Jesus respondeu à crítica de que
seus discípulos trabalhavam em um sábado:
23 . Aconteceu que, ao passar num
sábado pelas plantações, seus discípulos começaram a abrir
caminho arrancando as espigas.
24 - Os fariseus disseram-lhe: “Vê!
Como fazem eles o que não é permitido fazer no sábado?”
25 - Ele respondeu: “Nunca lestes o
que fez Davi e seus companheiros quando necessitavam e tiveram fome,
26 - e como entrou na casa de Deus, no
tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição,
que só os sacerdotes podem comer, e os deu também aos
companheiros?”
Utilizo aqui a tradução da Bíblia de
Jerusalém, que considero mais bem cuidada. Na maioria das demais
traduções fala-se que os discípulos de Jesus “começaram a
colher espigas”, dando a entender tratar-se de colheita e não de
abertura de caminho por entre a plantação. De qualquer modo, para a
questão que vou colocar aqui, isso é irrelevante. Vamos adiante.
A história de David e de seus
companheiros, mencionada por Jesus, é a que consta em 1º Samuel 21:
2-7 :
2 - Davi chegou a Nob e foi ao
sacerdote Aquimelec, que veio tremendo ao encontro de Davi e lhe
perguntou: “Por que vieste sozinho e não há ninguém contigo?”
3 - Davi respondeu ao sacerdote
Aquimelec: “O rei me deu uma ordem e disse: 'Que ninguém saiba
nada da missão à qual te envio e que te ordenei.' Quanto aos
jovens, encontrei com eles em certo lugar.
4 - Agora, se tens cinco pães à mão,
dá-nos, ou o que achares.”
5 - O sacerdote respondeu a Davi: “Não
tenho à mão pão comum, mas só pão consagrado – com a condição
de que os teus jovens não tenham tido contato com mulheres.”
6 - Davi respondeu ao sacerdote:
“Certamente, as mulheres nos foram proibidas, como sempre que parto
em campanha, e as coisas dos homens conservam-se em estado de
santidade. Trata-se de uma viagem profana, mas, de fato, hoje eles se
mantêm em estado de santidade quanto à coisa.”
7 - Então o sacerdote lhe deu o que
havia sido consagrado, porque não havia outro pão, salvo os pães
de oblação, os que se retiram de diante de Iahweh para serem
sobstituídos por pão quente, quando aqueles são retirados.
A questão é:
Jesus, segundo Marcos, diz que Abiatar
era o sacerdote por ocasião do episódio de David e dos pães
consagrados.
O relato do Antigo Testamento afirma
que o sacerdote, na ocasião, era Aquimelec.
Mais adiante (1º Samuel 22: 20) fica
esclarecido que Abiatar era filho de Aquimelec:
Somente escapou [da morte] um filho de
Aquimelec, filho de Aquitob. Chamava-se Abiatar, e fugiu para junto
de Davi.”
Para embaralhar mais as coisas, em 2º
Samuel 8:17 consta o contrário:
Sadoc, filho de Aquitob, e Aquimelec,
filho de Abiatar, eram sacerdotes:
Mas esta confusão também é
irrelevante para nossa questão. Voltemos a ela.
Ora, Jesus é tido pelo Cristianismo,
desde o Concílio de Niceia (325 D.C.) como integrante da Santíssima
Trindade. No popular: Jesus é Deus.
Mesmo que se considere que Ele não era
completamente perfeito em sua encarnação terrestre, era de se
esperar que ele conhecesse bem os textos sagrados para não cometer
um erro desses.
Mas há ainda a possibilidade de Marcos
ter-se enganado. Mesmo que esqueçamos a questão de a Bíblia ser
tida como totalmente inspirada por Deus, resta a pergunta:
Terá sido apenas esse o erro de
Marcos? Ou haverá outros?
Gostaria de saber o que pensam desse
imbroglio todo os que costumam afirmar com grande convicção que a
Bíblia é a Palavra de Deus, portanto integralmente verdadeira.
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