quinta-feira, 22 de maio de 2014

Pergunte a seu Pastor

No evangelho de Marcos, capítulo 2, versículos 23 a 26, conta-se como Jesus respondeu à crítica de que seus discípulos trabalhavam em um sábado:


23 . Aconteceu que, ao passar num sábado pelas plantações, seus discípulos começaram a abrir caminho arrancando as espigas.
24 - Os fariseus disseram-lhe: “Vê! Como fazem eles o que não é permitido fazer no sábado?”
25 - Ele respondeu: “Nunca lestes o que fez Davi e seus companheiros quando necessitavam e tiveram fome,
26 - e como entrou na casa de Deus, no tempo do Sumo Sacerdote Abiatar, e comeu dos pães da proposição, que só os sacerdotes podem comer, e os deu também aos companheiros?”


Utilizo aqui a tradução da Bíblia de Jerusalém, que considero mais bem cuidada. Na maioria das demais traduções fala-se que os discípulos de Jesus “começaram a colher espigas”, dando a entender tratar-se de colheita e não de abertura de caminho por entre a plantação. De qualquer modo, para a questão que vou colocar aqui, isso é irrelevante. Vamos adiante.

A história de David e de seus companheiros, mencionada por Jesus, é a que consta em 1º Samuel 21: 2-7 :

2 - Davi chegou a Nob e foi ao sacerdote Aquimelec, que veio tremendo ao encontro de Davi e lhe perguntou: “Por que vieste sozinho e não há ninguém contigo?”
3 - Davi respondeu ao sacerdote Aquimelec: “O rei me deu uma ordem e disse: 'Que ninguém saiba nada da missão à qual te envio e que te ordenei.' Quanto aos jovens, encontrei com eles em certo lugar.
4 - Agora, se tens cinco pães à mão, dá-nos, ou o que achares.”
5 - O sacerdote respondeu a Davi: “Não tenho à mão pão comum, mas só pão consagrado – com a condição de que os teus jovens não tenham tido contato com mulheres.”
6 - Davi respondeu ao sacerdote: “Certamente, as mulheres nos foram proibidas, como sempre que parto em campanha, e as coisas dos homens conservam-se em estado de santidade. Trata-se de uma viagem profana, mas, de fato, hoje eles se mantêm em estado de santidade quanto à coisa.”
7 - Então o sacerdote lhe deu o que havia sido consagrado, porque não havia outro pão, salvo os pães de oblação, os que se retiram de diante de Iahweh para serem sobstituídos por pão quente, quando aqueles são retirados.


A questão é:
Jesus, segundo Marcos, diz que Abiatar era o sacerdote por ocasião do episódio de David e dos pães consagrados.
O relato do Antigo Testamento afirma que o sacerdote, na ocasião, era Aquimelec.

Mais adiante (1º Samuel 22: 20) fica esclarecido que Abiatar era filho de Aquimelec:

Somente escapou [da morte] um filho de Aquimelec, filho de Aquitob. Chamava-se Abiatar, e fugiu para junto de Davi.”


Para embaralhar mais as coisas, em 2º Samuel 8:17 consta o contrário:

Sadoc, filho de Aquitob, e Aquimelec, filho de Abiatar, eram sacerdotes:


Mas esta confusão também é irrelevante para nossa questão. Voltemos a ela.

Ora, Jesus é tido pelo Cristianismo, desde o Concílio de Niceia (325 D.C.) como integrante da Santíssima Trindade. No popular: Jesus é Deus.
Mesmo que se considere que Ele não era completamente perfeito em sua encarnação terrestre, era de se esperar que ele conhecesse bem os textos sagrados para não cometer um erro desses.

Mas há ainda a possibilidade de Marcos ter-se enganado. Mesmo que esqueçamos a questão de a Bíblia ser tida como totalmente inspirada por Deus, resta a pergunta:
Terá sido apenas esse o erro de Marcos? Ou haverá outros?


Gostaria de saber o que pensam desse imbroglio todo os que costumam afirmar com grande convicção que a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto integralmente verdadeira.

Sem comentários: