segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Notas australianas




O título é ambicioso, Mas, na verdade, o alcance deste post é bem mais limitado.
Em primeiro lugar, são impressões de segunda mão, recolhidas da Léa, que acaba de retornar de um período de imersão no universo aussie (pronuncia-se ózi).
Além disso, trata-se de impressões colhidas em uma cidade específica (Townsville), em um bairro específico dessa cidade. Um lugar junto ao mar.
É facto que quando lá estive, 2.007, em Gold Coast, um bocadinho mais ao sul da costa Leste, testemunhei muita coisa compatível com o que segue.

Feitas as devidas ressalvas, vamos lá:
1. As pessoas que ali vivem formam uma comunidade, que comemora a convivência com jantares que a todos reúnem às sextas-feiras.
2. As pessoas não têm quase preocupação alguma com a aparência. Parece-me que por não haver lá significativas diferenças de níveis de renda, ninguém precisa mostrar status ou algo que o valha. Aliás, já em Gold Coast eu observara que as pessoas vão a restaurantes e a centros comerciais descalças. Bem vestidas, mas sem sapatos ou mesmo chinelos.
3. Quase todos têm como automóvel esses veículos conhecidos como SUV. Cá em Portugal chamamo-los jipes.
4. As garagens das casas, quase invariavelmente, guardam o SUV e um barco.
5. Quase todos pescam. De um modo ou de outro. Alguns com vara e anzol, outros instalam no mar armadilhas para os peixes e retornam mais tarde para buscar o resultado.
6. Todos bebem bastante (nomeadamente cerveja e vinho branco).
7. A quase totalidade deles é tatuada. Mas com tatuagens que abarcam um braço inteiro, uma perna inteira, coisas assim.
8. 90% (estimativa do sistema Data Léa de pesquisa) desse pessoal vive às custas do governo.
9. Todos aparentam felicidade constante.

O juízo de valor fica por conta do leitor.

5 comentários:

Anónimo disse...

como pode um brasileiro com 1 percurso de vida ,como o seu, ter 2 aparttos: 1 em Bragança,que conheço e outro em Matosinhos, zona cara aqui do Porto???alguém me explica isto????eu que levo a vida a trabalhar, numa profissão liberal, alto quadro do Estado,estou a pagar um normal apartto, na zona de Gaia e no fim do mês nada sobra!!!Sr.Alberto dê-me a sua formula mágica de fazer eurs !!!assino: Gajo Ingénuo

Anónimo disse...

O anónimo tanta inveja!!

Alberto disse...

Caso o "Gajo ingênuo" se identifique, posso dar-lhe detalhes de como vivo, com que recursos. Nada tenho a esconder. Por enquanto, posso lhe dizer que vivo de minha reforma do Brasil. Ela me permite esse padrão de vida. Trabalhei 50 anos para obtê-la.

Alberto disse...

Não posso ser responsabilizado por sua incapacidade. Sinto muito, gajo ingênuo. (E, ao que parece, gajo medíocre)

Anónimo disse...

Adorei.
Bem respondido .