sábado, 10 de agosto de 2013

Exame de ADN para Panthera


Quando comecei o terceiro ano (terá sido mesmo o terceiro? Talvez o segundo... Sei lá) do curso na época chamado, no Brasil, de ginasial (enfim, eu tinha uns 12 ou 13 anos) levei pra casa no primeiro dia de aulas a lista de materiais necessários: livros, cadernos etc etc. Para Geografia, o livro era o de Haroldo de Azevedo. Minha mãe providenciou as compras e lá veio no meio delas o livro de Geografia, em edição recente. Ao fuçar as coisas de minhas irmãs, descobri o mesmo livro mas em edição um bocadinho mais antiga (apenas uns 10 anos mais antiga... desculpem lá, minhas manas)
Comecei a comparar os dois exemplares. Em ambos havia um capítulo que hoje pareceria brincadeira: Provas da Redondeza da Terra.
No livro de minhas irmãs estampava-se uma foto do horizonte no mar. Em cima dela fora traçada uma linha reta para mostrar que o horizonte que parecia reto na verdade não o era. Com a reta traçada sobre a foto ficava claro que a linha do horizonte era curva.
Tentei reproduzir isso nas fotos abaixo, tiradas de meu apartamento em Matosinhos (Porto). Percebam que quase consegui provar que a Terra é plana...



Na edição comprada para mim, mais recente, a foto já era tirada de um balão meteorológico ou coisa que o valha. Percebia-se claramente a "redondeza" da Terra, sem necessidade de traço algum sobreposto à foto.
Imagino que nas edições seguintes o capítulo todo deve ter sido eliminado. Afinal, já não era necessário provar que a Terra era redonda.

Há, contudo, alguns temas que - por variadas razões - não só continuam a exigir provas que mostrem sua falsidade, como pior: são considerados verdadeiros por milhões de pessoas.
Um deles é a virgindade de Maria.
Curioso: há outros mitos que são cultivados por largas porções da Humanidade. Mas dentro de certos limites. Por exemplo: o Pai Natal (ou Papai Noel, como se diz no Brasil). As crianças acreditam em Pai Natal até certa idade. Há um momento em que os pais cumprem a dolorosa missão de desenganar os petizes.
- Vejam, crianças. Pai Natal não existe.
Já a virgindade de Maria, assim como outros mitos que vieram do paganismo e foram incorporados pelo cristianismo, tem gente - e bota gente nisso - que acredita nessa história pelo resto da existência.
Pense em uma vizinha (ou um vizinho) sua (seu). Imagine que você diga a ela (ele) que a vizinha do 47 está grávida mas não transou com ninguém. Você acha que ela (ele) vai acreditar?
Duvide-o-dó!
Mas uma pá de gente acredita que Maria pariu Jesus sem ter transado com ninguenzinho.
Mas existem fortes indícios (não provas indiscutíveis, é verdade) de que Maria teve um caso com o soldado romano Panthera. Ou foi estuprada por ele.
Se isso é mesmo a expressão da verdade não se sabe. Ao menos no atual estado das pesquisas. E talvez nunca se tenha uma prova cabal.
Mas quanto a mim pelo menos, não aceito que - naquela época, em que não havia inseminação artificial nem nada disso - uma mulher ficasse grávida sem ter conhecido homem (no sentido que é comum na Bíblia)..

Mas... fazer o quê. A Igreja - a Santa Igreja - já matou muita gente que afirmava a redondeza da Terra ou outras heresias do gênero.

1 comentário:

Anónimo disse...

Podem voltar a fazer comentários anónimos. Espero que os geradores de comentários automáticos não voltem a perturbar.