quinta-feira, 3 de maio de 2007

Glaciar Perito Moreno


O glaciar Perito Moreno fica juntinho à cidade de El Calafate, no sul da Argentina. Um pouco mais abaixo fica Ushuaia (qualquer dia mostro fotos de lá), a cidade mais ao sul no mundo, por isso conhecida como Fim do Mundo.

Clique para saber mais sobre o Perito Moreno
Curto e grosso: o Glaciar Perito Moreno é um rio de gelo. Ele desemboca, digamos assim, no Lago Argentino. Quando avança um pouquinho mais, encosta na Península Magallanes e separa o Brazo Rico do Lago Argentino. De vez em quando, algo como de quatro em quatro anos, rompe-se sua ligação à Península e o Brazo Rico mata suas saudades do Lago Argentino. Esse espetáculo costuma ser acompanhado por milhares de pessoas.

Leia mais sobre o glaciar
Há exatos 4 anos, estive lá com a Baixinha.
As fotos que tiramos, vejam só, são de 25 de abril de 2.003. E eu nem era português ainda. Pelo menos, não de carteirinha.
Como pode ser visto no gráfico acima, a frente do glaciar tem seu centro (que é o que encosta na península, de vez em quando), sua face sul e sua face norte. A face norte é voltada para o Lago Argentino. A face sul, molhada pelo Brazo Rico.
Fomos de barco até juntinho da Frente Sul.

Isso aí no banco do barco é a Baixinha, não um Urso Polar
São uns 30 metros de paredão
Os blocos de gelo vão caindo
E eu, a tentar surpreender algum, na queda
Consegui!
No lado esquerdo da foto, um grupo de pessoas sobe por uma trilha para andar no gelo do glaciar
Depois, por terra, da Península Magallanes, contemplamos a Frente Norte:




E o centro. A sensação é de total perplexidade diante de tamanha grandeza.

O glaciar estava separado da península


Fico eu a imaginar quanto whisky é possível tomar com todo esse gelo.

1 comentário:

Rocio disse...

Eu recomendo a todos os que visitam o sul da Argentina, porque é um paraíso. Eu também recomendo ir a Buenos Aires para dançar tango e comer carne. a melhor opção é ficar em apartamentos mobiliados buenos aires porque é mais econômico e mais confortável.