quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Os extraterrestres e seus ensinamentos


O Livro de Enoc (o nº 1; há outros dois) não entrou na Bíblia tal como existe no cristianismo ocidental (mas compõe a Bíblia copta). Mesmo assim é citado em alguns livros da Bíblia que conhecemos no Ocidente. Por exemplo na epístola de Judas, versículos 14 e 15.
Além disso, os cristãos primitivos o tinham em alta conta e vários Pais da Igreja o consideravam de inspiração divina. A tradição o tinha como de autoria de Enoc, ancestral de Noé, mas nos dias de hoje se acredita que o texto tenha sido escrito por vários autores judeus entre os séculos III e I a.C.

Dito isso, vamos ao livro. Ele é um prato cheio para os que gostam do tema “extraterrestres”.
Enoc conta que os homens, antes do dilúvio, eram orientados por seres eternos, os Vigilantes, que haviam descido dos céus.
Por não conhecerem a morte, não havia motivo para que procriassem.
Mas começaram a encantar-se com as mulheres e resolveram casar com elas.
Tiveram então filhos gigantes. Esses começaram a destruição da terra
Quanto aos Vigilantes, dado que agora casados com seres humanos, passaram a contar-lhes os segredos que conheciam e aos quais os humanos ainda não tinham acesso.
São esses segredos que me surpreenderam. Ao menos alguns deles.

Os líderes dos Vigilantes eram vinte e tinham nomes curiosos, todos terminados em “el” (em hebraico, essa partícula “el” denota a divindade). Era mesmo de se esperar que eles ensinassem, como o fizeram, a fabricar espadas de ferro e couraças de cobre; como se extrai e se trabalha o ouro; a fazer da prata braceletes e outros adornos; como cortar raízes, os sinais da terra, os presságios do sol e os da lua. Ou seja, os segredos da agricultura.
Como até extraterrestres costumam ser supersticiosos, os Vigilantes ensinaram também aos humanos: encantamentos, feitiços, bruxarias, magia e habilidades afins.

O que mais me chamou a atenção: enquanto Baraq'el ensinou os sinais dos raios (em hebraico, “barak” é “raio”), Kokab'el os presságios das estrelas (em hebraico, você já adivinhou, “kokav” é “estrela”(o segundo "k" tem som de "rr" gutural)), há um líder dos Vigilantes de nome estranho - “-'el” (ou seja, antes do “el” há apenas um hífen) – que ensinou aos humanos “os significados”. Seria -'el um professor de filosofia?


Por fim, Asa'el ensinou às mulheres – entre outras coisas – a maquiagem dos olhos.

Sem comentários: