sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Evolução


Quando eu fazia o Ginásio, o livro de Geografia que quase todo colégio adotava era o do Haroldo de Azevedo.
Por ser filho temporão, recebi como herança um livro que havia sido usado por minhas irmãs vários anos antes (hoje em dia elas são mais novas do que eu, mas isso é outra história).
Nele, havia um capítulo sobre a curvatura da Terra.
Além disso, acabei por ter acesso a edição mais recente do mesmo livro.
Continuava lá o capítulo sobre as provas da redondeza da Terra.

Sim.

No meu tempo de escola, era preciso provar que a Terra era redonda.

Na edição que herdei das irmãs, havia uma foto tirada do interior de um avião e que mostrava o horizonte. Por sobre a foto, traçaram uma linha reta para mostrar que ela não coincidia com a linha do horizonte, que – portanto – era curva.

Já na edição mais contemporânea de minha época ginasial, a foto apresentada era a tirada de um satelitezinho afastado da Terra o suficiente para dispensar a linha reta sobre a foto. A curvatura era mais evidente.

Vocês podem não acreditar, mas não conheci Pedro Álvares Cabral pessoalmente.

Sem comentários: