quarta-feira, 9 de abril de 2008

AVC (Derrame cerebral)


Há, no New Haven Register de hoje, um artigo sobre derrame cerebral que traz informações importantes:

CLIQUE PARA LER A MATÉRIA
Por exemplo: derrame cerebral mata uns 275.000 americanos por ano. Mais de 10 guerras do Iraque. A cada 45 segundos alguém tem um derrame em algum lugar dos EUA.
80% dos derrames são obstrutivos (isquêmicos), ou seja, alguma artéria fica bloqueada por coágulo ou por estreitamento. Os outros 20% são hemorrágicos.
Se o cidadão se liga que teve o derrame obstrutivo e consegue chegar a um hospital em menos de três horas, ainda dá pra aplicar um remédio chamado tPA.
Pra quem chega depois desse prazo (a grande maioria), está sendo experimentado um remédio preparado com uma enzima retirada de veneno de cobra. Essa enzima teria a capacidade de desmanchar o coágulo e restabelecer a circulação normal.
De qualquer forma, recomenda-se que o cidadão acometido de derrame corra para um hospital. O maior problema, no caso, é que tais derrames são difíceis de detectar. São indolores.
Vai daí, o pessoal inventou um método mnemônico pra que as pessoas consigam perceber se tiveram um derrame: um lado do rosto ficou caído? Um dos braços ficou meio bloqueado de repente? Problemas na fala? Em qualquer dessas circunstâncias, corra pro hospital. Tudo isso foi sintetizado na palavra FAST (face, arms, speech, time). Se você notar alterações como as mencionadas acima no rosto (face), em um dos braços (arms) ou na fala (speech), é hora (time) de correr pro hospital.
Tentei traduzir isso para uma sigla igualmente mnemônica em português e dei com os burros n’água.
Alguma idéia luminosa por aí?

P.S.: você dirá: Por que cargas d’água esse sujeito foi ler o New Haven Register?!? Simples, digo eu: é um jornal de cidadezinha próxima àquela em que mora minha filha, ora, ora. E é sempre bom saber o que anda acontecendo por aquelas bandas.

1 comentário:

fp7 disse...

" C A F É " :

C - Cara
A - Alongar (os braços)
F - Fala
E - Emergência