domingo, 8 de abril de 2007

Perdas


Hoje acordei angustiado. Acabara de emergir de um pesadelo. Nele, eu me preparava para uma viagem mas as coisas se complicavam. Ao tentar fazer a bagagem, notava que muitos objetos haviam sumido. Outros estavam desarrumados. Era preciso rearranjá-los. E o tempo corria. Vagamente, dava-me conta de que não sabia o caminho até a estação (de trem?). Iria perder o transporte.
Ao acordar, ficou claro que meu pesadelo tinha uma palavra chave: perda.
Comecei a recordar as minhas. Muitas.
A perda da minha primeira bicicleta. Furtada.
A perda do primeiro amor.
A perda do pai. Minha primeira experiência íntima com a morte.
A perda da liberdade. A prisão.
A perda de meus livros. Aliás, perdas. Foram três bibliotecas desfeitas ao longo dos anos.
Perdas. Perdas. Perdas.
De quase todas, sobra algum ganho.
Aprende-se muito com elas.
E – maravilha – me dou conta de que há perdas necessárias, fundamentais.
A começar pela perda do conforto do útero. É preciso perdê-lo para usufruir da vida.
A perda da virgindade, que nos abre o caminho do prazer. E nos oferece a eternidade, pela procriação.
A perda dos filhos para o mundo. Porque poucas coisas são tão tristes quanto filhos dependentes.
A perda da juventude. Tira-nos tanto para nos conceder maturidade.
Por fim, a perda da vida. A Morte.
Os homens inventam religiões para abatê-La a golpes de eternidade.
A ciência faz de um tudo para empurrá-La para o dia de São Nunca.
E Ela continua a nos matar para que a vida tenha sentido.

Sem comentários: