terça-feira, 10 de novembro de 2015

Dói no orgulho

Sempre que utilizo o Google lembro de meu maior fracasso.
Trabalhava em uma grande e conceituada empresa de projetos de engenharia, no Brasil.
Formei uma equipe de excelentes analistas/programadores para desenvolver um programa de pesquisa de dados para a empresa. Éramos uns cinco profissionais.
Gastamos algo da ordem de dois anos para chegar a um produto final.
Em um fim de tarde, colocamos nele uma palavra para pesquisar no banco de dados da empresa e fomos descansar.
O sistema demorou a noite toda pra chegar a um resultado.
Ficou claro que nosso trabalho havia sido em vão.
Sim. O computador que usávamos, na época, não comportava um sistema desse porte.
Era o início dos anos 80.
Mas lembro sempre disso quando recordo os versos de Pessoa (Álvaro de Campos):

Nunca conheci quem tivesse levado porrada.
(...)
Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas,

Hoje digito lá uma coisa qualquer e o Google me devolve logo centenas ou milhares de endereços.
Isso me dói em algum lugar de meu orgulho.

Sem comentários: