sábado, 8 de fevereiro de 2014

Doações?

Alguns dos condenados, no Brasil, no âmbito do processo conhecido como  mensalão, criaram sítios na Internet para arrecadar recursos para o pagamento das multas que devem pagar ao Estado, como parte da pena que lhes foi atribuída no julgamento.

Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) estranhou a rápida arrecadação de quase dois milhões de reais (mais de 500 mil euros) por parte de tais sítios. Questionou se não haveria aí algum esquema de lavagem (branqueamento) de dinheiro.

Como, por inevitável coincidência, todos esses sítios são para arrecadar recursos para próceres do Partido dos Trabalhadores (PT), a aguerrida militância do PT saiu a campo para dizer, horrorizada:
- Oh! Como alguém pode pensar uma leviandade dessas?


Pois bem. Meus quase últimos vinte anos de trabalho foram vividos como Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (as Finanças, como se chama esse órgão em Portugal).

Desde o primeiro momento em que soube que tais sítios de arrecadação seriam criados, pareceu-me evidente tratar-se de lavagem de dinheiro. Claro que para verificar se minha intuição está correta seria preciso fazer um trabalho de investigação de - diga-se - difícil realização.

Mas eu aposto um pastel de nata na conclusão afirmativa.

Como se está a falar de Brasil, nada acontecerá. Quase certamente.
E o planeta Terra continuará a percorrer sua trajetória habitual.

Quanto às tais multas, que tal chamá-las pelo mais sugestivo nome de parcial devolução?

2 comentários:

maray disse...

Vc trabalhou na receita federal, SP, e eu trabalhei na fundação do PT. Tá bom, o PT de hoje não é mais aquele, mas eu sempre doei ao partido - de livre e espontânea vontade - uma parcela dos meus rendimentos. Além disso, foi no PT que aprendi artesanato exatamente pra vender nos congressos e feiras e faturar mais algum para o partido que queríamos criar. Fiz, juntamente com companheiros como o próprio Genoíno e sua mulher, bazares da pechincha para arrecadação de fundos, festas, almoços e jantares. Pode ser que exista alguém lavando dinheiro nesses site, sim, pode ser. Mas o mais razoável supor, devido à prática de arrecadação de fundos que o PT sempre teve, é se tratar de doações de amigos. E sim, o Genoíno ainda é meu amigo, apesar da minha discordância em relação aos seus atos desde que entrou para a rticulação e posteriormente, se tornou presidente do PT. Eu mesma há muito que deixei o
PT, mas não duvido de que ainda é o partido partido político brasileiro que pode dizer que tem militância de fato, embora muito longe do que a que já teve. Não generalize. Pessoas muito boas e de muito caráter e extremamente solidárias ainda existem no PT. E solidariedade a um amigo a gente não esquece nem perdfe, mesmo quando o amigo vacila.

abraços

Alberto disse...

Todo seu comentário, Maray, está muito bem. Só não concordo que eu tenha "generalizado". O que eu disse, e sustento, é que essa forma de arrecadação presta-se - evidentemente - a lavagem de dinheiro. Até acredito que o Genoíno não tenha motivos para valer-se dessa lavagem. Afinal, ele foi condenado por corrupção ativa e não passiva. O mesmo eu não posso dizer de Delúbio nem de Dirceu. É verdade que por ter exercido a função que exerci durante quase vinte anos, fiquei "condicionado" a começar por duvidar. Mas procuro compensar essa "desconfiança profissional" com a maior cautela possível. Por fim, como você mesma salienta várias vezes ao longo de seu comentário, o PT não é só diferente do PT que você ajudou a construir mas é quase o oposto daquele PT inicial. Se bem que nunca concordei com a política adotada pelo PT, mesmo quando se podia levar tal política a sério. Mesmo assim, votei várias vezes no Genoíno. Afinal, estou a léguas de ser perfeito...