quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Prazer de sentir frio
ou, tente ficar em pé


A Saltapocinhas, do blog Fábulas (aí ao lado) me manda e-mail a dizer o que todos me dizem aqui em Bragança:

Algum dia entendo porque é que um gajo abandona uma cidade onde começou o verão, por esta geleira!!

Explico:

Nasci em Santos, estado de São Paulo, Brasil. Santos é cidade de praia e de calor. Quando era garoto, tinha de fazer as lições de casa debaixo de quase 40 graus centígrados. Escrevia um pouco e quando levantava o braço do caderno este vinha junto, grudado pelo suor. Sempre achei isso horrível.

Quando fui estudar em São Paulo, capital, aos 16 anos, descobri a existência de frio com sol. Fiquei encantado. Em Santos, só fazia algum frio quando chovia.

Com o passar do tempo, São Paulo foi esquentando. Terá sido o tal aquecimento global? Ou terá sido a mudança de minhas condições econômicas, que passaram a me proporcionar um pouco mais de conforto?

O diabo é que odeio calor.

Aliás, também meu pai viveu algo assim. Tinha o sonho de ser missionário em regiões inóspitas. Foi para Manaus, Amazonas. Teve de voltar correndinho, para não morrer lá. Mesmo assim conseguiu que minha irmã mais velha nascesse por lá. Não sei se isso chega a ser uma coisa boa. De resto, minha irmã nunca teve a curiosidade de conhecer a terra natal.

Daí que adoro este frio cá de Bragança.

É certo que quando neva é complicado para circular. Hoje mesmo, ao sair de uma loja na qual fui buscar uma encomenda, escorreguei na neve e tomei um tombo daqueles.

É assim: você não cai na diagonal. Não. Seu pé escorrega, sobe, você fica - por frações de segundo - na horizontal, a uns cinqüenta centímetros do chão. Em seguida desaba vergonhosamente.

Tive poucas escoriações, com a queda. Mas prometi a mim mesmo que vou tentar ficar mais esperto.
'
E vou continuar, é claro, a preferir o frio.

Quanto mais, melhor.

Sem comentários: