sábado, 30 de julho de 2016

Imbecilimpíadas

O Jornal da Noite, da TV SIC, apresentou reportagem sobre o assassinato de 11 atletas da delegação de Israel por terroristas palestinianos, em Setembro de 1.972.
Não pude acompanhar detalhes da tragédia à época. Fiquei na cadeia todo o ano de 1.972. Mais tarde, já em liberdade, inteirei-me dos fatos.
Mas esse acontecimento não frequentou muito a imprensa ocidental nos últimos 44 anos. E a razão é simples: a esquerda, em toda parte, era (e é) a favor do grupo terrorista.
A reportagem da SIC, muito bem feita, mostra declarações actuais de atletas da delegação olímpica portuguesa da época. Chocou-me a pouca importância que até hoje concedem à tragédia. Que à época o fizessem é quase compreensível. Jovens empolgados pelo desafio olímpico, teriam encarado a tragédia apenas como um acidente de percurso. Mas 44 anos depois continuam a pensar assim?!
Junta-se à minha perplexidade a surpresa com a actual disposição de atletas de todos os países a quererem competir nas Olimpíadas do Rio a qualquer custo.
Já passou da hora de reconhecer-se o mal que a quase totalidade das modalidades desportivas olímpicas (ditas de alto rendimento) causam ao ser humano.
Indivíduos completamente alheados de tudo que não seja seu preparo para determinado desporto deformam o próprio corpo, suportam dores constantes e intensas, tudo para atingir recordes. Além de se doparem das mais variadas formas.
E todos a afirmarem que "desporto é saúde".
Se eu ainda me interessasse por alguma causa, lutaria pelo fim das olimpíadas.

1 comentário:

Anónimo disse...

Reacionário é pouco pra tanta imbecilidade. De onde saiu essa figura que se "acha" por ter sido preso político e que usa isso pra se auto-promover? Preocupado com os corpos dos atletas ? Hipocrisia de gente canalha que pensa e deseja ser melhor do que o outro na sua imensa mediocridade. Patético e triste.